19.2.08

Alain Robbe-Grillet

ACTUALIZADO (*)

Alain Robbe-Grillet morreu ontem, com oitenta e cinco anos.

Não sei se haverá alguns (algum?) leitores deste texto que tenham gostado tanto como eu deste escritor francês, figura central do chamado «Nouveau Roman» e argumentista de alguns filmes emblemáticos do cinema francês.

Li muito do que escreveu e, para a francófila inveterada que sou, La Jalousie foi, durante muito tempo, um dos meus livros de eleição, que li e reli. Nem sei se gostaria de o reencontrar porque temo que não tenha resistido ao tempo – ao do autor e/ou ao meu.

ARG dedicou-se também ao cinema a partir de 1961, tendo-se lançado como argumentista do fabuloso L’ Année dernière à Marienbad, do realizador Alain Renais.

Deixo este curto vídeo do filme, para quem quiser recordar a belíssima Delphine Seyrig.
Aqui, um excerto mais longo (onze minutos). Alguém se lembra das famosas cenas do jogo dos fósforos?



l'année dernière à marienbad
Colocado por seryeuse

--------------------------------------------

(*) Ler aqui: HUBERT ARTUS, Mort d'Alain Robbe-Grillet: le roman perd son révolutionnaire

3 comments:

sem-se-ver disse...

eu lembro. claro :-)

e mais um que soube por si que faleceu... e que levarei para o meu tasco.

Anónimo disse...

Se tivesse um blog teria feito o mesmo genero de comentario e decidi reler os livros dele pour la enieme fois e gostaria de ver o filme outra vez mas... acho que não ha DVD
Um abraço
Rosa Maria

Joana Lopes disse...

Obrigada às duas. Há quem não goste, mas eu sempre gostei - dos livros e dos filmes.