9.2.08

Era Primavera, em Praga

Clicar na imagem para a aumentar



























Numa tentativa quase inglória de libertar espaço em prateleiras para novos livros, encontrei hoje este exemplar de Les Temps Modernes – a mítica revista fundada e dirigida por Jean-Paul Sartre –, inexplicavelmente entalado entre vizinhos que lhe eram totalmente estranhos.

Trata-se de um número publicado em Abril de 1968 e que tem como tema central a Checoslováquia. Quando aí se vivia uma Primavera, não só como estação do ano, mas, também e sobretudo, como tempo de todas as esperanças, de algumas liberdades dadas como adquiridas e de outras que pareciam vir a caminho. Onde nada disso iria durar porque, como é sabido, no dia 20 de Agosto desse mesmo ano, as tropas do Pacto de Varsóvia invadiram Praga e puseram fim a todos os sonhos.

Por todos estes motivos e por mais alguns, ganha um sabor especial a leitura destes textos, quarenta anos e tanta História depois.

O primeiro – «Un socialisme à refaire» –, em jeito de introdução e de sumário dos outros, é de André Gorz (que, como estarão lembrados, se suicidou, juntamente com a mulher, em Outubro de 2007).

Vale a pena lê-lo na íntegra e, como não é muito longo, deixo-o digitalizado aqui. (Clicar para aumentar a imagem.)(*)


(*) Se alguém estiver interessado em algum dos outros artigos, basta deixar um pedido na caixa de comentários ou enviar um mail. Digitalizarei para um outro espaço na net e di-lo-ei aqui.

2 comments:

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo.
Saudações,
VA

Joana Lopes disse...

Obrigada, volte sempre...