27.3.08

Neste país em miniatura


Televisões, jornais, opinion makers, bloggers, procuradores, psicólogos, o senhor do quiosque dos jornais, o dono do talho, todos continuam a falar e a escrever sobre a professora, a aluna e o telemóvel – nem sei há quantos dias.

O caso é desesperado? Certamente. Mas não é (assim tão) grave.

O que se passaria se um dos meninos da turma tivesse sacado de uma pistola e assassinado a professora e meia dúzia de colegas e pusesse tudo no Youtube?

Parava o país? Pedia-se a Espanha que nos anexasse? Proibia-se Sócrates de fazer jogging? Mandava-se prender Cavaco? Exigia-se a intervenção da NATO?


Haja deus...

6 comments:

Anónimo disse...

Assobiava-se para o lado e concentravam-se esforços para torcer pela selecção no campeonato da europa?

Ah! Já deu-se...

Cristina disse...

eu cá continuava a ser pelo benfica, pela selecção nacional e a defender os produtores de batatas do oeste....mas achava bem se o Socrates deixasse de fazer jogging, só lhe faz mal, deixa-o mais nervoso, acho.

Joana Lopes disse...

Por acaso julgo que o Scolari ainda não disse o que pensa sobre o assunto. Ou será que me escapou?

João do Lodeiro disse...

Sinais dos tempos, que devem servir para prevenir o futuro. Eu bem sei que os portugueses, informados e cultos, têm tomado essa atitude egoísta, de assobiar e olhar para o lado, relativamente a assuntos muito importantes, como sejam os atentados recentes contra o nosso património cultural. Ao contrário de todos aqui, que brincam com o sucedido, eu penso que este assunto é da maior importância. Eu sei que para os "tios" da linha, que pôem os filhotes nos colégios privados, este assunto pode nada dizer. Mas para quem defende a escola pública, como eu, este assunto é grave o suficiente para merecer a atenção que lhe estão a dar. Ou discutimos o problema somente quando um deles estoirar com a cabeça de um professor e/ou de meia dúzia de colegas? É isso? Eu só lamento que a atitude agora seja linchar aqueles alunos, cuja atitude só reflecte os exemplos que os nossos responsáveis têm dado à opinião pública, eles sim, os verdadeiros culpados pelo que se passa hoje na escola pública. Espero que não fiquem impunes. Há, infelizmente, muita violência escondida e abafada na nossa escola. Este problema tem que ser debelado quanto antes. No fundo, hoje, a escola reflecte bem o péssimo estado social que existe no país. Não sejam egoístas... e abram os olhos!

Ana Cristina Leonardo disse...

sem contestar que haja um clima violento em algumas escolas, fazer desta adolescente uma criminosa parece-me de facto um excesso. principalmente quando o linchamento se dá em praça pública. Ou seja, e resumindo saltou-se do Youtube para o Procurador Geral da República. Quando as coisas se passam assim em sociedade, com que cara é que querem proibir os telemóveis nas salas de aulas? Há nisto tudo uma esquizofrenia que merecia ser debatida a sério. E eu até sou pela proibição dos teleles na sala de aula...

Joana Lopes disse...

Acho que já está tudo dito, é só isso, não que o problema não tenha importância.