21.5.08

Variação juvenil?














Comecei ontem a ler A Fenda, o livro que Doris Lessing publicou em 2007 (*). Não resisto a transcrever parte da página introdutória:

«Num artigo científico recém-publicado, foi apontada a probabilidade de a estirpe humana básica e primordial ser feminina e de o aparecimento dos homens ser mais tardio, à semelhança duma reflexão cósmica posterior. Não acredito que este tenha sido um advento isento de problemas. Esta ideia foi como um grão para uma mó já em actividade, pois eu vinha a perguntar-me havia tempos se os homens não seriam um género mais jovem, uma variação juvenil. Falta-lhes a solidez das mulheres, que parecem ter sido dotadas duma harmonia natural com as coisas deste mundo. Creio que a maior parte das pessoas concordaria com isto, pese embora a dificuldade de se chegar a uma definição. Os homens, em comparação, são instáveis e erráticos. Estará a Natureza a querer fazer alguma experiência?»


Vou ler o resto: estou curiosa, muito curiosa...


(*) Editorial Presença, Lisboa, 2008, 212 p. Recensão de Eduardo Pitta aqui.

7 comments:

Anónimo disse...

Bom dia Joana

Penso que esta tantas vezes reclamada assimetria com que a natureza supostamente teria marcado os comportamentos de homem e mulher, não passa de mais um mito, entre muitos outros, com nenhuma solidez para se manter. É no campo das engenharias que o social engendra, e nos caminhos do histórico, que estas diferenças conjunturais encontram a sua explicação.

E nem como tentativa de ironia - daquelas com que macho e fêmea mutuamente gostam de se provocar - à parte a elegante mestria com que Doris Lassing lida com as ideias e com a escrita, o assunto me parece ter ainda potencial para desenvolvimento.

nelson anjos

Joana Lopes disse...

Tem potencial para desenvolvimento, sim senhor, neste caso para ficção, pela mão de D. Lessing.
Mas claro qe o «post é também uma brincaderira/provocação...

Fresquinha disse...

Eu penso que as mulheres, quanto a mim, são mais instáveis que os homens, sendo mais emocionais e terem que lidar com várias vertentes que os homens não têm (por incapacidade ou por comodismo). E erráticas também o são porque quem muito faz, muito erra. Aqui existe alguma contradição, Doris Lassing...
Acho mesmo que só pode ser uma provocação. Dois frutos da mesma árvore amadurecem em tempos diferentes.
No entanto, seria interessante ver como ela defende essas posições !

Raimundo Narciso disse...

A tese de Doris Lessing está totalmente errada. A mulher veio depois e creio que foi feita a partir duma costela do primeiro homem.
Estou certo ou estou errado!!

Raimundo Narciso disse...

Se soubesse que isto era moderado não tinha escrito nada. Sou assim sou radical.

Joana Lopes disse...

Claro que a D. Lessing, além de feminista militante, é provocatória. Achei graça ao texto e, por isso, pu-lo aqui.

Enretanto, já li o livro em parte (é de ficção) e é bastante excênctrico.

Joana Lopes disse...

Raimundo, tão bíblico que tu estás!!! Só falta a história da maçã e da serpente.