5.6.08

Não e Sim










Ferreira Fernandes, no DN de hoje.

«A distância que vai da quinta-feira, 1 de Dezembro de 1955, à terça--feira, 3 de Junho de 2008, parece ser de cerca de meio século. Mas é muito mais do que isso, é um passo enorme para a humanidade.

Naquele dia antigo, Rosa Parks, findo o trabalho, apanhou o autocarro do costume, na Baixa de Montgomery, no Alabama. Rosa tinha 42 anos, cabelos lisos, usava óculos, era mulata, isto é, negra para os Estados Unidos. Sentou-se num daqueles lugares que os negros podiam usar, enquanto não houvesse brancos para eles. Algumas paragens à frente, entraram mais brancos e, com a naturalidade feita de costume antigo, os negros levantaram-se das suas primeiras filas. Todos o fizeram, excepto Rosa. O motorista não arrancou e veio preveni-la: "A senhora vai levantar-se." Ela disse: "Não, não vou."

Entre esse "não, não vou" e o "sim, nós podemos" do agora nomeado candidato democrata a presidente americano não vai distância nenhuma. E desse nada se fez o tal passo enorme.»

6 comments:

Ana Cristina Leonardo disse...

chama-se a isto ter memória

Joana Lopes disse...

Exactamente, Ana Cristina, e é importante.

Anónimo disse...

Esperando que acreditem que o faço não por tentação de proselitismo em relação a um blogue meu mas sim para facilitar mais elementos de informação sobre esta temática a quem o desejar, informo os eventuais interessados que, em «os papéis de alexandria» (mais concretamente aqui em http://papeisdealexandria.blogspot.com/2007/04/montgomery.html ) está publicado um texto intitulado «Montgomery, o principio» inserido num vasto dossiê sobre Martin Luther King que é a publicação em blogue de um trabalho de Ruben de Carvalho, inicialmente publicado no Vida Mundial de Abril de 1998.

Joana Lopes disse...

Vítor,
Obrigada pela informação.
Aqui, nunca será acusado de proselitismo por referir informações de blogues seus! Era o que faltava!

Cristina disse...

tenho para mim que os brancos são os mesmos do autocarro...

Joana Lopes disse...

É bem provável, Cristina...