3.7.08

A PIDE, a tortura e o regime














Da segunda parte de um texto de Irene Pimentel nos «Caminhos da Memória», realce para o capítulo sobre a tortura e, também, para as considerações finais sobre a correlação entre a actividade da PIDE e a duração da ditadura.

«Terá o regime ditatorial perdurado, graças à sua polícia política?

Sim e não. A PIDE/DGS ajudou o regime a manter-se, assim como outros dos seus grandes pilares – a Igreja e sobretudo as Forças Armadas, que asseguraram a continuidade do regime, em 1958, durante o «terramoto delgadista» e, depois, em todo o período da guerra colonial. Mas o regime ditatorial também perdurou, porque conseguiu uma “organização do consenso”, através de aparelhos de desmobilização cívica e de inculcação ideológica, bem como instrumentos como o aparelho corporativo e as organizações de enquadramento de estratos da população. (...)

Em suma, pode-se dizer que a durabilidade do regime se deveu a uma combinação de dois factores decisivos: por um lado, o sucesso da prevenção / desmobilização / intimidação cívica / repressão, através de vários instrumentos, entre os quais a importante PIDE/DGS e, por outro lado, o facto de o regime ditatorial, nos momentos de crise – 1945 e 1958-1961 – ter conseguido manter a coesão das Forças Armadas em seu redor.

Quando uma parte destas Forças Armadas, com as quais a DGS colaborava nos teatros de guerra, se rebelou contra o regime ditatorial, este foi derrubada.»

2 comments:

Luís Bonifácio disse...

Sim. Mas não só!

O principal esteio do regime de Salazar foi o caos da 1ª Republica.

Salazar só começou a sentir dificuldades quando os politicos da 1ª republica desaparecem do mundo dos vivos (Cunha Leal, Mendes Cabeçadas e outros). Apenas a nova geração, livre do estigma da 1ª Republica conseguiu começar a causar problemas a Salazar.

septuagenário disse...

"O Professor doutor OLIVEIRA SALAZAR", e a sua ditadura, foi a esperança para os Portugueses daquele tempo, igual à esperança que a CEE tem para os Portugueses de hoje.
Com o Salazar, os portugueses não tinham opinião, eis a diferença. Mas isso era por causa da PIDE