25.7.08

Skagway - o ouro e o resto













Nem so' por glaciares se vem ao Alasca.

Estive ontem em Skagway, pequena povoacao que foi cenario de uma das maiores corridas ao ouro no fim do sec. XIX.

Em 17 de Agosto de 1896, George Washington Carmack e dois indios descobriram uma grande pepita no rio Klondike - o suficiente para se desencadear uma verdadeira invasao que, em poucos meses, trouxe 'a regiao multidoes (fala-se em mais de 100.000 pessoas) que, apenas ajudadas por cavalos, se precipitaram por montes e vales escarpadissimos.

Em 1898, comecou a contrucao da linha ferrea White Pass & Yukon Route - outra aventura, num total de 177 kms, com altitude maxima de 880 metros, que atravessa a fronteira entre os EU e o Canada', concluida em apenas dois anos, com temperaturas que chegavam a rondar os -60 graus F...

Durante mais de oitenta anos, este caminho de ferro foi o suporte da economia da regiao. Encerrado em 1982, acabou por ser reaberto seis anos mais tarde, com novos exploradores a bordo: turistas.

Num percurso por montes, rios e vales, absolutamente fabuloso, comboios com dezenas de carruagens transportam o novo ouro do seculo XXI, neste pequeno povoado que faz questao em manter as suas antigas fachadas como se alguem ainda por ali andassse 'a procura de pepitas.

0 comments: