1.8.08

Oclusão de Postura?












Uma pessoa está fora do país duas semanas, percorre a blogosfera e não encontra qualquer referência a esta notícia fundamental: Cristiano Ronaldo esteve numa clínica de Pombal, na passada 3ª feira, onde foi consultado durante mais de duas horas sobre «oclusão de postura».

O Diário de Coimbra de 30/7 afirma que o jogador tentou passar despercebido (fácil, como se pode ver pela fotografia...), descreve ao minuto horas de chegada e de partida, sublinha que ele tocou no telemóvel de um jovem.

Explica, sobretudo, que se a placa dentária não estiver correcta podem surgir problemas noutras partes do corpo, mas que o médico declarou que a consulta nada teve a ver com a intervenção cirúrgica da qual Cristiano Ronaldo está a recuperar. (Péssima teria de ser a dita oclusão de postura para ter já tão graves efeitos nos pés - digo eu...)

Mas vale a pena ler o texto na íntegra.

P.S. - Quem já tem o Mário Nunes deveria ser dispensado de ler esta imprensa, não?!

30.7.08

Por montanhas e lagos

Com gelo e sem gelo, com rios e cascatas, dizem os folhetos que as Montanhas Rochosas do Canada' nasceram no fundo do mar ha' 200 milhoes de anos e que continuaram a formar-se ate' ha' 25 milhoes - nenhuma razao para duvidar... Ai' as vi hoje, imponentes, de formas variadas, unicas no genero.

Mas todos os lugares comuns sao poucos para falar da beleza dos lagos. Enquadrados em paisagens de luxo, com aguas de todos os tons de azul e de verde, que geralmente nao se misturam e que dependem, fundamentalmente, da quantidade de "farinha" das rochas que arrastam. (Prometo fotografias, correndo o risco de que se parecam com pifias folhas de calendario...)

As distancias sao grandes e longas as horas de estrada. Mas quando os carros encostam 'a berma, e' garantido que ha' urso preto a ser visto por perto.

Sempre pinheiros, milhoes de pinheiros. Isto seria o paraiso para o D.Diniz, mas ja' tenho a minha conta e espero nao dar de caras com mais nenhum antes da arvore de Natal.

Entretanto, aproxima-se fatidicamente a hora do regresso 'a discussao sobre a Quinta da Fonte...

28.7.08

From Okanagan

Mais parece nome de rio africano, mas e' um vale ou um conjunto de vales ligados por lagos que se estendem por 250 kms, na Columbia Britanica, nao muito longe da fronteira com os Estados Unidos. Terra de vinhas e de fruta, com um dos melhores climas do Canada' (29 graus, hoje...), com marinas, muitos barcos, uma paisagem de cortar a respiracao.

Vindo de Vancouver, chega-se aqui passando por uma floresta artificial de pinheiros, com centenas de quilometros, onde todos os anos sao cortadas milhares de arvores (nem imagino quantas...) e replantadas, uma a uma, outras tantas, por vales e montes altissimos - a pe' ou de helicopetro. Quase inacreditavel. Da madeira, sobretudo, vivem estas gentes - e nao vivem mal -, mas com que esforco! De onde vem toda esta mao de obra? Garantidamente que a maioria e' de origem chinesa: depois da corrida ao ouro, veio a da madeira. Do turismo, como e' obvio, encarregam-se os mais louros...

Foi uma longa viagem entre pinheiros e ao som de Diana Krall, nascida por aqui perto e, aparentemente, mais do que idolatrada por muitas das suas gentes.


Uploaded by miklo

27.7.08

Com os vizinhos do Tio Sam

O Alasca ja' ficou para tras mas com mais um glaciar - Mendenhall, perto de Juneau. Atractivo especial: nao so' o vi como nele aterrei de helicopetro e por la' passeei durante algum tempo. Solo entre o duro e o esponjoso, riachos e pequenos lagos de um azul absolutamente irreal.

Ja' no Canada', hidro-aviao para Victoria. Temperatura mais do que amena (finalmente...), flores por todo o lado e nao so' nos jardins Butchart. E terra de Nelly Furtado, e' bom nao esquecer... Aqui, antes dos garimpeiros chegaram os que procuravam lontras e outros fornecedores de peles. Hoje chegam coreanos ricos (do Sul, evidentemente, que os camaradas do Norte ficam por la'), que compram empresas e aumentam a populacao asiatica.

De regresso ao continente, agora de "ferry-boat" (e' o nono meio de transporte que utilizo nesta viagem...), dao-me The Vancouver Sun e fico a saber que "Sex brings Christians close to God". Vim eu ate' tao longe para me obrigarem a pensar outra vez na Dra. Manuela Ferreira Leite.