16.2.09

De referendo em referendo












É sabido desde o início da madrugada, hora de Lisboa, que o Sim ganhou na Venezuela e que Hugo Chávez tem a futuro do país a seus pés.

Com o barril de petróleo muito barato, uma corrupção mais do que crónica e um clima de violência aparentemente incontrolável, a vida de Chávez não será fácil – muito menos o será a dos venezuelanos. Celebrou a vitória de todos, mesmo daqueles que votaram Não, o que me parece, no mínimo, insultuoso. Falou durante duas horas e todas as cadeias de televisão foram obrigadas a transmitir a sua festa, ficando assim impedidas de dar voz a qualquer tipo de opositor. Recebeu os parabéns de Fidel que o felicitou por uma vitória «incomensurável» (quando 54% é uma medida bem precisa e nem sequer muito espectacular).

Não foi a primeira vez, nem terá sido infelizmente a última, que uma tirania foi democraticamente ratificada - um preço a pagar, mas com sabor amargo, muito amargo.

18 comments:

Unknown disse...

Nós por cá nem referendo temos. Prometem, o da Uniaõ Europeia, mas depois não fazem, não vá o pessoal votar errado, como na Irlanda.

Joana Lopes disse...

Desculpe, mas não creio que haja qualquer pertinência nas comparações que faz. Felizmente, estamos bem longe de situações como a dos venezuelanos.

Anónimo disse...

-Tem a sua graça...Tanta raiva tanta amargura tanta ingerência e hipocrisia que da vómitos.
-então senhores/as não se recordam dos governos oligárquicos de Carlos Andres Peres & Velásquez e Caldeira dos crimes da repressão sobre o povo Venezuelano da venda ao desbarato dos recursos da Venezuela da Corrupção e compadrio.
Tornando a Venezuela num autentico lamaçal de corrupção e crime...!
-agora sim agora é que existe corrupção(como se cá na santa terrinha ela não seja o pão de cada dia ...falam nela na corrupção mas não apontam os Corruptos como o Sócrates o Oliveira os Loureiros & Cª SARL ) Nem uma palavra para o esforço do governo de Hugo Chavez para libertar a Venezuela da dependência secular do petróleo nem uma palavra para os resultados da luta contra a pobreza que todos os organismos internacionais reconhecem nem uma palavra para o combate ao analfabetismo que mereceu o reconhecimento da UNESCO nem uma palavra sobre a luta contra a fome os programas de Bairro Adentro , Missões Milagre, Ribas,Sucre,Mães de Bairro,Negra Hipólita,Programa MERCAL etc, etc... não foi por mero acaso que Chavez chegou ao PODER SIM PODER tomem nota É PODER MESMO.Resistiu a um golpe de Estado fascista e leva sempre qualquer acto mais importante da sua politica a consulta Popular...mas para certa gentinha isto faz confusão e arrepios na espinha lOGO CHAVEZ É DITADOR e outros adjectivos carregados de raiva e ÓDIO.

Joana Lopes disse...

Se lhe dá vómitos, caro aferreira, tenho pena.
E se não gosta «desta gentinha», ninguém o obriga a falar com ela, certo?

Anónimo disse...

-Dá sim senhor, vómitos.... mas é me impossível passar ao lado de tanta mentira, hipocrisia sem vergonha... por tanto não tenha duvidas estarei sempre disposta a falar/responder.
-A verdade incomoda...notei que se importou mais com os apartes do que a negar ou contrapor o que escrevi sobre o processo Revolucionário Venezuelano. -É pena.
-

septuagenário disse...

Com o tempo se vai saber se é o ditdor que merecem ou o ditador a que teem direito.
Sim, porque isto de ditadores é o "calhas". Há os melhores e os piores.

Luís Bonifácio disse...

Caro AFerreira.
Não é com Magalhães que o Chávez vai acabar com a dependência do Petróleo.
Aliás esta é um mero Remake do Tintim e os Pícaros - Seja Alcazar, seja Tapioca, a miséria é a mesma. E só não é pior porque os Norte-Americanos, fazem orelhas de mercador às suas "AlbertoJoãoJardimzadas" e são o único pais do mundo que paga aos Venezuelanos, o barril ao preço do Mercado, tornando-se assim, e ironicamente, o único sustentáculo do poder Chávista.

Quem se vai lixar nisto tudo é sempre o Mexilhão.

Anónimo disse...

Para aferreira:
Que tal emigrar para o paraíso do Chavez e gozar e experimentar as delícias sem fim...

Anónimo disse...

A sra. Aferreira poderá ter alguma razão na identificação de alguns benefícios conseguidos por Chavez. Mas julgo que não era a sua (do Chavez) política de desenvolvimento nacional que estava em causa no "post", mas o manuseamento da "democracia" que a manipulação dos media revela, para não falar já de ir efectuando referendos, um atrás do outro (três, salvo erro), até que o resultado caia para o nosso lado. E o objectivo do referendo qual era? Prolongar a sua permanência no poder (ou no PODER, como a senhora gosta) enquanto tal lhe apetecer. Esperemos que o passo seguinte não seja o da anulação da obrigatoriedade de submeter o seu cargo a votação popular.

Ainda um aparte: as pessoas que têm opinião diferente da sua têm sempre o epíteto de "gentinha"?

Anónimo disse...

Joana: naturalmente, estou de acordo com tudo quanto escreveu sobre a Venezuela. Ainda me espanto, embora talvez já não devesse, com a falta de capacidade argumentativa revelada por vários fãs de Chávez em Portugal, que preferem insultar em vez de debater. Se estivessem em Caracas teriam certamente aplaudido o fecho do maior canal privado de TV às ordens do Presidente e as contínuas pressões sobre os órgãos de informação que teimam em não ser papagaios do poder.

Pedro Correia

Joana Lopes disse...

Fui deixando que respondessem a aferreira porque não tinha nada a acrescentar ao que já lhe dissera.

Pedro, Já estou habituada, neste blogue, a certas militâncias agressivas que vão sempre no mesmo sentido. Vivo bem com elas...

Anónimo disse...

R:Para, Luís Bonifácio.
Caro Luís Bonifácio:
Chego a conclusão que conhece muito pouquinho o processo venezuelano. Informe-se primeiro e depois Fale. -Já agora, porque não consulta os relatórios das agências independentes internacionais ONU, UNESCO, FAO…etc … sobre o desenvolvimento na Venezuela. No que diz respeito a alimentação, educação, saúde. Ou será que o caro Amigo só conhece o Magalhães. E pouco lhe importa o Fernão Magalhães.
Passe bem.
Aferreira.

Anónimo disse...

R: para ASG.
-eheheh -Não era nada mal pensado ó ASG.- Mas acontece que a minha luta é na minha Terra, por muito que incomode cá me vão tendo. Mas não à duvida que não esta mal pensado de todo pelo menos sempre é um paraíso tropical e bem linda é a Venezuela belíssima mesmo.
Arranje outra que essa é fraquinha..., ó ASG deve ser do tabaco eheheh.

Anónimo disse...

R: Para Pedro Correia.
- Então não tenho argumentos para debater o processo revolucionário venezuelano ?!Tem se visto e está comprovado. Eheheheh , você é um espanto!
Não tenha a menor das duvidas que estaria a festejar o fecho de tal canal fascista / digo lhe até mais teria reclamado o fecho de tal ninho de víboras logo após o golpe de Estado…Pois claro que eles os tais órgãos que você chama informação e eu designo de contra-informação não são papagaios da revolução,… mas são no da contra revolução.
Quanto aos argumentos ficamos por aqui. Tá.

Unknown disse...

"Desculpe, mas não creio que haja qualquer pertinência nas comparações que faz."

Eu é que peço desculpa, pensava que se estava a falar de referendos e lembrei-me de chamar a atenção para em mais de 20 anos não termos tido oportunidade de dizer em referendo o que pensamos da UE. Isto apesar das muitas promessas de referendo.

Joana Lopes disse...

Para a P. das Formigas: haver ou não referendo sobre a UE (e eu gostava que tivesse havido) não é o mesmo que insistir com vários para perpetuar alguém no poder. De acordo?

Anónimo disse...

R: PARA O SR. JORGE CONCEIÇÃO.
-Manuseamento da “democracia” o problema é mesmo esse:
(tem toda a razão) a forma como se manuseia a democracia: - Demo – cracia-
“- Manipulação dos media” Desculpe: como manipula e quem manipula? Se existem meus públicos e privados. Quais deles são manipulados, e quem são os manipuladores? Sim manipuladores da “informação” (tome nota que eu tenho TV por satélite e cabo além de não andar cá para ver andar os Eléctricos “Atenção”)
-Desculpe mas não entendi essa dos referendos caírem para que Lado???? - E se isso faz diferença lá porque é que cá não faz? – (O caso Francês é paradigmático – O povo vota contra; na duvida não há referendo para ninguém!!! Decreta-se e mandasse publicar:
- Que democrático! È só um exemplo!
-Não, não é prolongar a permanência no Poder, é permitir que o presidente volte a candidatar, e não só o presidente mas de todos os detentores de cargos publico desde governadores a alcaides…Arrumando de vez com um impedimento administrativo que pouco ou nada tem de democrático. – a soberania, reside apenas no Povo. Não num qualquer decreto lei.
- Ao contrário para mim as pessoas podem ter as opiniões que entenderem, mas nelas nas opiniões tem que imperar a verdade.
E não e mentira disfarçada de ingenuidade dou-lhe um exemplo:

“Com o barril de petróleo muito barato,” uma corrupção mais do que crónica “
-Porquê “Petróleo barato” Eu pago a gasolina caríssima!
-Corrupção::: Estamos falados !
“e um clima de violência aparentemente incontrolável,”
-Por acaso sabe o que foi a Caracaso????
“a vida de Chávez não será fácil
– “Muito menos o será a dos venezuelanos.”
-Pelo menos será mais fácil do que foi com o Carlos Andrés Peres e CIA.
“Celebrou a vitória de todos, mesmo daqueles que votaram Não, o que me parece, no mínimo, insultuoso.”
-Porquê insultuoso?? -Não é natural Por cá também se saúdam os adversários? Ou já se esqueceram... quem ganha diz sempre que ganhamos todos ganhou o país etc e tal…
“Não foi a primeira vez, nem terá sido infelizmente a última, que uma tirania foi democraticamente ratificada - um preço a pagar, mas com sabor amargo, muito amargo.”

-Esta aqui é de cabo de esquadra, tirania democrática ….ou é tirania ou é democrática –Mas como a demo-cracia na Venezuela tem sim o "Poder do Povo e para o Povo" “ para aqueles que trabalham... logo é Tirania Percebesse –Mas; Eu não tolero!

Passe bem.

Anónimo disse...

in Diário Económico.
"Na Venezuela, os clientes fizeram fila à porta do Stanford Bank. A instituição tentou acalmar os clientes declarando que não estava ligada ao Stanford International Bank, uma filial de investimentos baseada em Antigua, e que será o coração da fraude promovida por Allen Stanford."