3.3.09

Cambiará algo?
















Oficialmente, a razão de ser da vasta remodelação ocorrida em Havana foi agilizar o governo, tornando-o «mais compacto e funcional», mas Raúl Castro terá aproveitado a ocasião par afastar alguns elementos especialmente próximos de Fidel, entre os quais o Ministro dos Negócios Estrangeiros (Felipe Pérez Roque) e o Chefe de Gabinete (Carlos Lage).

Os problemas estão todos lá, tudo isto poderá ser pouco mais do que simbólico. E, no entanto, eu sei que é irracional mas, quando se trata de Cuba, acabo sempre por ter alguma esperança.

(Fonte)
P.S. - Afinal, segundo outros jornais (ver comentário a este post), tudo teria sido combinado com Fidel, mesmo o afastamento dos dois nomes referidos.

2 comments:

Anónimo disse...

Eu ao ler o «El Pais» fiquei com uma ideia diferente no que respeita a esses dois políticos agora afastados. O Fidel acusa-os de comportamentos indignos face ao estrangeiro:

"Fidel Castro afirma que algunos de los destituidos en la remodelación del Gobierno asumieron un papel "indigno":.. http://snipurl.com/d0uac".

Anónimo disse...

E fizeram-no por ambição. Vale bem a pena ler o artigo do El País que Jorge da Conceição indica (despertó en ellos ambiciones que los condujeron a un papel indigno”). Diz isso e mais algumas coisas. Será que algo de significativo está mudando em Cuba? O mudar já o é e é, muitas vezes, nessa política de mudança, de reforma que surge um processo de fim, de liquidação. Veremos se será o caso. Não o creio muito