30.5.09

Cuba soma e segue

Antenas parabólicas clandestinas são o único recurso para escapar ao monolitismo dos quatro canais nacionais de televisão, controlados pelo governo cubano. Para além de a informação ser totalmente politizada, é também a baixa qualidade de toda a programação que é desesperante.

As autoridades desmantelam centenas de parabólicas, ao mesmo tempo que apreendem todas as que detectam nas bagagens que chegam ao aeroporto - por «uma questão de honra», para «eliminar o veneno» que alguns canais estrangeiros pretendem introduzir na ilha criando «confusão, descontentamento e pessimismo».

Mas a realidade impõe-se: existem dezenas de milhares de antenas, camufladas com recurso às mais variadas formas imaginativas, partilhadas entre vizinhos em pequenos negócios caseiros e que vão resistindo às investidas policiais.

A luta entre gato e ratos continuará até que os «camaradas» (ou alguém por eles) desistam de uma guerra de que sairão inveitavelmente vencidos. É só uma questão de tempo e eles sabem bem que este joga contra eles.

(Fonte)

0 comments: