29.5.09

Give peace a chance


John Lennon e Yoko One casaram-se em Março de 1969 e decidiram tirar partido da popularidade durante a lua de mel, para promoverem a paz no mundo e, mais especificamente, como forma de protesto contra a guerra do Vietname.

Fizeram-no de forma escandalosa para a época, recebendo jornalistas e cantores na cama, primeiro em Amsterdam, durante uma semana, depois numa breve passagem pelas Bahamas. Mas a estadia mais célebre aconteceu no Queen Elizabeth Hotel de Montréal, onde chegaram no dia 26 de Maio e permaneceram, também na cama, uma outra semana. Comemora-se agora o 40º aniversário dessa efeméride, para sempre associada à gravação, no próprio quarto do hotel, de Give Peace a Chance. Várias actividades estão em curso, entre as quais uma exposiçãoImagine – organizada pelo Museu das Belas-Artes de Montréal.

No ano de todos os pacifismos, poucos meses antes de Woodstock, a rebeldia de Lennon e Yoko, hoje tão ingénua, escandalizou meio mundo e entusiasmou outro meio. Chegou também a Portugal, filtrada por todos os lápis azuis deste país, com a canção gravada num pequeno disco de 45 rotações.

0 comments: