17.8.09

Cada um terá a gripe que merece











Os telejornais franceses não contabilizam os doentes nem explicam como se deve lavar as mãos, mas revelam algumas realidades mais importantes. A poucas semanas da reabertura das aulas, mostram o estado avançado da preparação do ensino a distância, dado praticamente como inevitável, já que está decidido que uma escola será encerrada se registar, numa classe, três casos de gripe em menos de uma semana.

Através da internet e de duas cadeias de televisão, serão dadas aulas e, neste momento, estão já estabelecidos horários de transmissão por faixa etária, decididos os conteúdos e as actividades culturais complementares.

E em Portugal?...

9 comments:

Cristina Gomes da Silva disse...

Em Portugal está tudo à espera que a gripe chegue, que as escolas fechem, que as empresas reduzam a actividade, que o país funcione a 40% para (aqueles que não contraírem a gripe) poderem gozar uns dias extra de decanso.

Joana Lopes disse...

Exactamente, foi essa diferença que senti aqui: nada de pânico, mas eficácia.

Jorge Conceição disse...

Não sei porque se está aqui a ignorar o que há poucos dias foi comunicado na rádio sobre as medidas de contingência (ensino à distância, etc.) que estão a ser preparadas oficialmente para todos os graus de ensino. Pode-se criticar dizendo que as medidas serão insuficientes ou ineficazes, mas não se pode falar na ausência total de medidas.

Joana Lopes disse...

Não sabia, Jorge (por isso, também, acabei o post com uma pergunta). Quando saí daí, não tinha ouvido nada de parecido.
Aqui, já há horários, que disciplinas para quem, etc.

Jorge Conceição disse...

Joana: Embora seja um documento sucinto o tal comunicado (do qual junto o "link"), na sua apresentação o porta-voz desenvolveu-o oralmente na entrevista então produzida. Então foi dito que o sistema informático estava preparado (ou quase) para se poder efectuar o ensino em todos os seus graus à distância, salvo erro aproveitando as experiências da telescola e afins.
Só me causam dúvidas as referências a "todos os graus de ensino", pois não vejo como isso será exequível em algumas disciplinas do ensino superior...

Eis o "link":
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Documents/PlanosContingenciaEscolas_finalcorrigida.pdf

Jorge Conceição disse...

Joana: Repito o link, que apareceu truncado no comentário anterior:

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Documents/PlanosContingenciaEscolas_finalcorrigida.pdf

Espero que continue a tirar bom partido da sua presença nessa bela cidade!

Joana Lopes disse...

O link aparece assim: com copy / paste, funciona.
Obrigada

Jorge Conceição disse...

Comigo não funciona. Tenho de acrescentar o ".pdf", ou seja "(...)_finalcorrigida.pdf"

José Meireles Graça disse...

Que diabo, a gripe cura-se em 10 dias e não é significativamente mais letal que a gripe comum. Esta gripe é mais outro bug do ano 2000,ou outro buraco de ozono. Que os meios de comunicação social veiculem mais esta histeria mediática tudo bem, trata-se de vender papel, emoção e publicidade. Mas na blogosfera, justo Deus, não há nada para vender, porquê embarcar nestas patetices?