29.8.09

Entretanto, na Índia












Volta a falar-se de Sampat Pal, a activíssima líder de Atarra, uma pequena cidade situada numa região muito pobre do Nordeste da Índia.

Foi em 2005 que ela criou o seu «bando rosa» (gulabi gang), assim chamado porque as mulheres que o compõem vestem saris daquela cor. Empunham também paus de bambu para o que der e vier - e já foram úties.

De uma casta muito baixa e mal sabendo ler e escrever, Sampat Pal lidera agora cerca de 100.000 mulheres que já conseguiram evitar casamentos infantis, muitas sovas de maridos e vários actos de corrupção. Sequestram camiões com comida destinada aos mais pobres quando sabem que a mesma vai ser lançada no mercado.

«Misto de cacique local e Robin dos Bosques feminina», casada à força quando tinha apenas doze anos, mãe de cinco filhos, Sampat Pal é temida e respeitada por todos no seu país e tornou-se mais conhecida no Ocidente desde que publicou a sua biografia, em 2008.

Assim continua a luta das mulheres por esse mundo – com saris rosa, paus e tudo o mais que ainda for necessário.

(Fonte, entre outras)

3 comments:

Jorge Conceição disse...

Apesar de se ter tornado mais conhecida no Ocidente em 2008, até hoje a sua existência ainda era ignorada por alguns, entre os quais me incluo. Por isso, obrigado Joana por mo revelar!!! São exemplos de acções como a descrita que nos dão ânimo e que confirmam a nossa conviação de que existem sempre meios para lutar contra todas as injustiças e de "dar a volta a isto"! Valem sempre a pena as acções militantes.

Joana Lopes disse...

Também acho que vale a pena divulgar estes casos, mesmo que brevemente. É o que vou fazendo.
Abraço

Nefertiti disse...

Desconhecia. Obrigada, Joana, muito interessante.