11.9.09

11/9 - 1973, Chile








Víctor Jara, Te recuerdo Amanda, um hino de liberdade dos anos 70

2 comments:

Jorge Conceição disse...

11/9 - Referências fatídicas trazidas à memória separadamente ou em contraponto. Nos "Caminhos da Memória" fala-se na de 2001; aqui na de 1973. E na "Cibertúlia", por exemplo, vêm duas fotos-"post", designadas «Anjos Caídos»: um "anjo" caído em cada uma destas datas. (Enfim também se poderia ir mais atrás, com motivações diferentes e trazer à luz Bento Gonçalves, falecido num 11 de Setembro e esquecido pelo seu partido).

Enfim o de Nova Iorque foi um acontecimento chocante, mediático, resultante duma agressão externa.

O golpe de estado de 1973 foi, na altura, o desespero e o fim do sonho de todo um povo - o chileno - e o desalento dos sectores atentos e militantes dos povos de outros países subjugados por ditaduras, como muitos da América Latina, mas também de Portugal e de Espanha. Foi, sobretudo, a vitória da impunidade do opressor e seus aliados: Pinochet, sequazes e da CIA, com destaque para Henry Kissinger (como a Joana recordou in ECOS 17, em 11/09/08, com a publicação do «National SecuritY Archive»). Onde está o Memorial desta data fatídica e de toda a negra noite que se lhe seguiu durante mais de 20 anos? Quantas foras as suas vítimas mortais e os desaparecidos?

Mas para que o 11 de Setembro não seja apenas uma data fatídica, assinale-se que hoje, 11 de Setembro de 2009, efectua-se em Paris a conferência internacional «Que futuro para os Direitos do Homem e da Democracia na Europa? O papel do Conselho da Europa», que é publicitada no "site" deste: http://www.coe.int/

João Gaspar disse...

João Gaspar gosta disto.