25.9.09

Visita de um Chefe de Estado a Fátima













Aparentemente, quem estará oficialmente na Cova da Iria, em Maio de 2010, será antes de mais o chefe da Cidade-Estado do Vaticano que, por coincidência, é também o responsável pela Santa Sé. Só assim se explica o anúncio unilateral da visita que a presidência da República fez ontem e, sobretudo, as explicações posteriores:
«Esclarece-se que o conteúdo e o momento deste anúncio foram acordados entre a Presidência da República e o Vaticano, através da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.»

Adiante quanto às reacções dos bispos portugueses, já largamente noticiadas. Se o convite para a visita tinha sido duplo, dos bispos e da presidência, o normal seria que o anúncio fosse conjunto – ou até apenas da conferência episcopal, com o «regozijo» póstumo do presidente, digo eu que sou esquisita nestas coisas…

Estamos num Estado efectivamente laico? Tem dias – ou tem presidentes.

Para memória futura, quando assistirmos à participação da família Cavaco em peso mas missas e nas procissões, talvez valha a pena recordarmos o que se passou em 2000, por ocasião da última visita de um papa a Portugal. Jorge Sampaio realçou assim as mensagens de João Paulo II:
«Quero, em nome da República Portuguesa, dizer-lhe, Santidade, que escutamos os Vossos apelos solenes e juntamos a nossa voz à das mulheres e dos homens de boa vontade, que esperam, desejam e lutam pela chegada de um tempo de maior liberdade, justiça e dignidade para todos os seres humanos.»

Onde? No «Aeródromo de Trânsito nº 1, em Lisboa». Jorge Sampaio não foi a Fátima. Lá, estiveram o chefe da Igreja e os seus fiéis.

3 comments:

Jorge Conceição disse...

Mas no campo da relação "entre Estados" há uma outra coisa estranha para mim: no "site" do Conselho da Europa refere-se que este é constituído por todos os estados europeus, menos um - a Bielorrússia - constituindo-se assim por 47 estados membros (entre os quais Andorra, São-Marino, Mónaco e Liechenstein). Não consta o Vaticano. Deste diz ser observador (como o nome de Santa Sé). Isto é, ou não é da Europa ou não existe como Estado.

Joana Lopes disse...

«O Vaticano foi dado pelo Tratado de Latrão, assinado por Benito Mussolini e o Papa Pio XI em 11 de Fevereiro de 1929 (…) pelo qual a Itália reconhece a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano, declarado Estado soberano, neutro e inviolável», Wikipedia dixit

Jorge Conceição disse...

Claro que sim, Joana. Mas porque é que no Conselho da Europa não tem estatuto de Estado, enquanto Andorra e São Marino o têm? Será um estado soberano "patrocinado" por outro estado?