26.10.09

Andando 40 anos para trás















Os nove membros do núcleo redactorial dos «Caminhos da Memória» recuaram e responderam à pergunta «Onde é que estavas em 26 de Outubro de 1969?» - ou seja, no dia em que se realizaram as primeiras eleições legislativas do marcelismo, quando a oposição resolveu ir a jogo embora soubesse que os dados estavam viciados. Também por lá apareço, evidentemente.

1 comments:

Anónimo disse...

gentilmente retirado de quintopoder.blogspot.com

“ELEIÇÕES”...FAZ HOJE 40 NOS...

No dia 26 de Outubro de 1969, faz hoje 40 anos, houve assim uma espécie ou um simulacro de “eleições” para a chamada Assembleia Nacional. Foi tudo uma grande encenação, já se sabe. Mesmo assim, a Oposição Democrática optou por ir até ao fim, depois de 3 semanas de empenhada mobilização política.
A lista apresentada pela União Nacional ( o partido único autorizado) pelo distrito de Coimbra, “ganhou” as eleições, como era já sabido que iria acontecer.
No concelho da Figueira da Foz, estavam inscritos 9416 eleitores. A grande maioria eram funcionários públicos, cujo recenseamento era oficialmente feito pelos vários departamentos e organismos da administração pública. Na época, a população do concelho era já superior a 57220 almas (recenseamento geral da popluação em 1960) .
Segundo os resultados oficiais anunciados, em todo o Concelho da Figueira da Foz teriam votado 5634 pessoas (67% dos recenseados) . Destas, 4044 ( 71%) teriam votado na lista da União Nacional e 1490 (29%) na lista apresentada pela CDE (Comissão Democrática Eleitoral) organizada no distrito de Coimbra, e com grande actividade desenvolvida na Figueira da Foz.
Na cidade, havia uma só mesa eleitoral, nos baixos dos Paços do Concelho, sempre debaixo de olho do Presidente da Câmara ( que também era candidato pela União Nacional) e de outros ilustres próceres locais do regime do Estado Novo, então já na sua fase caetanista.

Das 12 freguesias então existentes no Concelho , a Oposição Democrática apenas ganhou na Marinha das Ondas, onde o Dr. Santos Silva realizara um trabalho de mobilização política verdadeiramente notável, de certo modo aproveitando a sua dedicada actividade de João Semana lá da terra . Das 189 listas entradas na urna, militantemente vigiada pelo próprio Dr. Santos Silva em pessoa, 95 foram da Oposição Democrática e 84 da União Nacional. Um resultado celebrado com foguetes, o que logo despertou o zelo repressivo da PSP e da GNR locais .

Cumprimentos
Joaquim Moreira