8.10.09

Asfixia «democrática» é isto












Fixemos este nome – Alexandr Podrabínek – porque pode acontecer que seja uma das próximas vítimas da liberdade de expressão na Rússia – ou da falta dela, mais exactamente.

Este jornalista ousou criticar veteranos defensores da antiga União Soviética, que tinham forçado um restaurante a mudar o nome de «O Antisoviético» para «O Soviético». Não foi meigo: chamou-lhes membros de «um bando de delinquentes comunistas» ao serviço da repressão.

As reacções não se fizeram esperar e um movimento juvenil ligado ao Kremlin, ao qual se juntaram deputados (entre os quais alguns do partido Rússia Unida, maioritário no parlamento), cercou agressivamente a casa de Podrabínek, tentando obrigá-lo a pedir desculpa ou a emigrar. Este acabou por receber o apoio da chefe do Conselho Presidencial para o Desenvolvimento da Sociedade Civil, ela agora também objecto de um pedido de demissão, por parte do movimento em questão.

A Nashi – é este o nome da organização – tem sido utilizada pelo Kremlin para promover este tipo de manifestações arruaceiras, depois aproveitadas para tomadas de posição políticas oficiais. Desta vez ter-se-á excedido, provavelmente pelo clima de agudização de conflitos, existente em vésperas de eleições autárquicas na Rússia, que terão lugar… no próximo Domingo, 11 de Outubro.

As coincidências ficam por aqui. Tudo isto é um pouco diferente do drama Manuela Moura Guedes, não?

(Fonte)

1 comments:

Jorge Conceição disse...

Tudo isso que se passa na Federação Russa é assustador e tem passado um tanto à margem da atenção da opinião pública internacional. Mesmo os casos mais violentos como os ocorridos com membros de ONG's na Chechénia e Karelia pouca repercussão tiveram, embora, na verdade, quer o Parlamento Europeu, quer o Conselho da Europa tenham tomado acções públicas sobre tais casos. Mas apenas (no caso do PE) solicitando ao Kremlin que faça uma investigação imparcial...

Já agora e a propósito do grande tema da Mª Moura Guedes, hoje no PE o eurodeputado do PSD Mário David levantou essa questão quando se discutia o bloquamento da liberdade de imprensa em Itália (in http://bit.ly/32lX6z). Falou da Prisa e esqueceu-se da Ongoing.