26.10.09

Blogos(fera)














Roubei o título e a prosa ao Luís Novaes Tito:

«A Blogos(fera) já foi muito mais Blogos e menos Fera. Já foi muito mais humana do que politicamente correcta. Já foi muito mais diário do que enfeite. Já foi muito mais vida do que fingimento. As coisas evoluem, sabe-se e deseja-se, mas era bom que evoluíssem para melhor (…).»

Não podia estar mais de acordo. Hoje quase tudo é muito mais duro, mais agreste do que há apenas dois anos e meio, quando comecei este blogue e passei portanto a lidar de um modo diferente com a blogosfera. Pessoas que em 2008 dialogavam civilizadamente, de blogue para blogue ou em caixas de comentários, hoje ignoram-se na melhor das hipóteses, atacam-se com ou sem links, passaram a fazer da agressão o método normal de funcionamento.

Razões? Haverá muitas.

6 comments:

Eduardo Miguel Pereira disse...

Pois olhe, tornei-me seu seguidor há cerca de 2 dias, e pela 1ª vez vou deixar aqui um comentário, onde quero expressar o meu reconhecimento ao excelente trabalho que aqui tem feito.
Parabéns, e continue, porque quem tem qualidade sempre sobreviverá à agressividade gratuita.

Joana Lopes disse...

Muito obrigada.
Pessoalmente, nem tenho grandes razões de queixa.
Se me agridem aqui, sem insultos, publico e não respondo.O que não admito é que um comentador agrida outro: nesses casos, chamo a atenção, travo e tem resultado.
Referia-me à blogosfera de um modo geral.

Anónimo disse...

Vamos tentando remar contra a maré, Joana. Nada disso é irreversível.
(plenamente de acordo com o post)

Pedro Correia

Joana Lopes disse...

Oxalá não seja irreversível. O Pedro é certamente um dos que já rema...

Luis Eme disse...

infelizmente parece que a "evolução" (onde estão humanos) caminha demasiadas vezes nesse sentido.

acho que também há dois factores que contribuem para isso: a inveja e a vaidade. há quem diga mal dos outros apenas por despeito e também há que se julgue o "maior do mundo" por ter muitas visitas...

este mundo continua muito complicado, Joana...

Anónimo disse...

Dois ou três dias sem acesso à Internet resultam nisto: só agora tive oportunidade de ler esta interessante reflexão.

Na minha qualidade de não bloger, que se limita a ler meia dúzia de blogs de referência – para mim, claro – e a deixar um ou outro comentário, quando o tema interessa particularmente e o tempo disponível permite, não disponho de panorâmica que me permita subscrever ou discordar do que é dito.

Por experiência, e não cultivando, por regra, escrita excessivamente açucarada ou opiniões feitas, já me tem acontecido dar e levar. De que, por temperamento, não sou dado a queixar-me.

Aquilo em que já tenho reparado é que, não poucas vezes, os queixumes e as lamúrias vêm de quem já antes tinha semeado ventos.

nelson anjos