10.10.09

Bo e o Nobel da Paz











Na Noruega, já se pede a demissão do presidente do Comité Nobel que atribuiu o prémio a Obama. Thorbjoern Jagland é acusado de possível «falta de independência e credibilidade» por ter sido recentemente eleito secretário geral do Conselho da Europa.

Para além de todas as polémicas – é certo que a atribuição do prémio é uma espécie de wishful thinking -, esta revelação de Obama relativiza tudo e é absolutamente deliciosa:
«Pai, recebeste o prémio Nobel e o Bo faz anos.»

P.S. – A propósito de críticas e louvores à decisão do Comité Nobel, acabo de ver que Jerónimo de Sousa tem mais um motivo para reflexão neste dia de Sábado…

2 comments:

Jorge Conceição disse...

Só uma pequena correcção, Joana: Thorbjorn Jagland foi eleito no início do mês Secretário Geral do Conselho da Europa e não seu Presidente. O seu a seu dono: a Presidência do Conselho da Europa estará até 17 de Novembro próximo com a Eslovénia, passando a 18 para a Suíça, que assumirá a Presidência até Maio.

Uma nota ainda ao aetigo "linkado": a eleição do Sr. Jagland foi-lo por maioria absoluta (165 votos contra 80 no Sr. Cimoszewicz, polaco e também de esquerda), tendo apenas faltado à votação 23% dos votantes do conjunto de 318 deputados nacionais. É crível que a Federação Russa (com uma delegação de 18 deputados, se todos estiveram presentes) domine 67,3% da Assembleia Parlamentar dos 47 Estados do Conselho da Europa?

Joana Lopes disse...

Obrigada pela correcção,Jorge.