12.10.09

E se…?













À medida que se aproxima a data que será comemorado o 20º aniversário da queda do muro de Berlim, multiplicam-se os textos não só sobre o facto propriamente dito como acerca de todo o contexto histórico em que o mesmo ocorreu.

Le Figaro de hoje publica uma longa entrevista a Mikhaïl Gorbatchev, que merece ser lida. Explica a visão que o levou a abrir o país, a devolver a liberdade de movimento aos cidadãos, a reintroduzir a liberdade de expressão e de religião. «Naquela época, não tinha nenhuma hesitação, sabia que era esse o caminho a seguir. E acreditei que, assim, seria possível preservar a União Soviética. (…) Tinha todas as razões para crer que a perestroika era apoiada pela maioria.»

O golpe de Estado de 1991 deitou por terra estas esperanças e Gorbatchev diz agora que foi demasiado confiante e que deveria ter sido mais firme para evitar o pior. Tê-lo-ia conseguido ? Poderia existir hoje algo a meio de caminho entre o império de Estaline e o de Medvedev? Nunca saberemos o que seria – é matéria para a chamada História Virtual, mais do que discutível, mas pela qual há muito que tenho um irresistível fascínio.

0 comments: