11.10.09

Será que para a próxima terei de votar em Freixo de espada à Cinta?
















Há milhares de eleitores (ninguém sabe quantos…), portadores de cartão de cidadão, que vão hoje votar numa freguesia que não é a sua, por erro da responsabilidade da Direcção geral da Administração Interna.

Três observações:

1 – Este facto tem implicações directas nos resultados das autárquicas, já que se vota também para a Junta de Freguesia.

2 – Aparentemente, o erro deve-se ao facto de a atribuição do local de voto ter sido feita tendo em conta o código postal, e não o nome da freguesia, e à crua realidade de haver muitas freguesias que partilham o mesmo código postal. Quem programou a nova aplicação desconhecia certamente este facto mas, também, que existe uma possibilidade chamada «pesquisa alfabética» que devia ter sido obrigatoriamente utilizada, no mínimo, na fase de testes de validação e consolidação dos dados (se é que alguém ainda sabe o que isto significa) – há quarenta anos ela era muito complexa, mas foi engenhosamente aplicada desde a emissão dos primeiros Bilhetes de Identidade em computador.

3 – Certamente que o erro foi detectado, pelo menos, nas últimas eleições europeias, altura em que foram utilizados os novos cadernos eleitorais. Em mais de quatro meses, não foi possível corrigir a falha e emitir novas listagens? É uma vergonha.

(Fonte)

9 comments:

Pisca disse...

Deve ter sido feito um "Outsorcing" e um primo amigo de um cunhado que tem um vizinho que percebe de computadores, fez uma empresa com ele para fornecer a coisa
Acontece

António P. disse...

Boa tarde Joana,
Não sei se já tem Cartão de Cidadão.
Eu já o tenho vai para 1 ano. Por ter saido de Lisboa e vindo para o Alentejo.
Os "aparentes " erros ainda não os vi explicados.
Quanto a esta hipótese de um nº de Código Postal incluir várias freguesias tem alguma probabilidade de acontecer nomeadamente nas grandes cidades.
No entanto no momento em que "tirei" o Cartão de Cidadão deram-m um impressão onde consta além da morada postal a freguesia, o concelho e o distrito.
Assim sendo eu mesmo posso verificar logo se há algum erro.
Depois quando fui levantar o Cartão tenho de validar e verficar se há erros.
Finalmente a carta da DGAI,. que recebi ainda antes das Europeias, informa-me do meu nº de eleitor e indica a freguesia, o concelho e o distrito e pede-me que caso algum dos dados esteja errado informe a DGAI.
O meu caso individual vale o que vale mas sabe que há sempre "azarados" profisisonais.
O que me parece é que a informação do "centro" para as freguesias não tem andado a bom ritmo e que mais que um "erro" do sistema é uma incapacidade da DGAI corrigir rapidamente os erros detectados
Bom domingo

Joana Lopes disse...

Os cidadãos não podem ser responsabilizados pelo desenvolvimento correcto da aplicação informática, nem por correcções AVULSAS - NADA justifica que, uma vez detectada a causa, certamente há vários meses, não tenha sido totalmente eliminada e reflectida em novos cadernos eleitorias.

Zé dos Reis disse...

A sanha contra tudo o que foi feito pelo governo cessante dá destes disparates.
Quando se tira um CC tem de se dar a morada, como, alias, no BI antigo.
Mediante o código postal, a aplicação, usando a base de dados dos CTT que é quem gere os códigos postais, dá automáticamente a freguesia.
Isto não é feito em segredo mas na altura do pedido do CC, á frente do utente e em acordo com ele, que aliás tem de confirmar os dados, recebe um papel onde esses dados constam, freguesia incluida e bem vísivel, assinar que está tudo correcto, levar o papel para casa, e mais tarde ir levantar o CC.
Depois de o ter levantado aínda recebe em casa uma carta do Min. da Justiça onde consta o seu novo número de eleitor e a freguesia onde vota.
Esses dados são sempre consultáveis na internet, por sms, por telefone ou nos dias de eleiçoes nas assembleias de voto.
Vou-lhe contar o meu caso.
Na minha rua os numeros pares são de uma freguesia, os impares de outra, moro numa rua que faz fronteira entre duas freguesias.
Quando tirei o CC dei a morada e o codigo postal e a sra que me atendia disse, freguesia tal.
Não, disse eu, isso é do outro lado da rua.
Ahhh, é esta base de dados dos CTT que ás vezes faz uma dessas. Não tem problema, em vez de de escrever aqui 1700-XXX ponho só 1700 que agora ele (o computador) dá-me a lista das freguesias todas que o 1700 abrange.
E pronto, assunto resolvido.
Claro que se a Joana se enganar na morada ou aldrabar, ou não reparar no que lhe disserem e não ler o que assina como estando certo, e não se der ao trabalho de ler o que está na carta que lhe enviam, aí sim, poderá ter que ir votar a Freixo de Espada à Cinta.
Se bem que para isso tenha tido de dar uma morada de lá, que é para onde enviam o aviso para ir levantar o CC, tenha recebido o aviso em Freixo de Espada à Cinta e, pasme-se, ficar espantada por ter de votar na freguesia correspondente a essa morada.
É um sistema perfeito? não.
Mas uma mudança destas cujo unico erro apontado é um fait-divers sobre uns enganos em 0,000qqcoisa por cento dos casos na base de dados dos CTT, facilmente detectáveis na altura da emissão, francamente.

Pisca, o meu PC ás vezes pendura, acho que o Bill Gates tambem conhece esse primo do cunhado, só pode, né?

Zé dos Reis disse...

Joana, quando comecei a escrever o comentário acima ainda não estava cá o comentário de António P. e a sua resposta.
Desculpe, mas o cidadão não pode ser responsabilizados pelo desenvolvimento correcto da aplicação informática, parece-me obvio.
Mas deve ser respnsabilizado por dizer que os dados tal e tal estão correctos se não estiverem.
E tanto quanto sei os erros detectados teem sido corrigidos em tempo util, quando tal é possível.

Joana Lopes disse...

Zé dos Reis,
Mais razão me dá: se muitos cidadãos corrigiram os dados por estarem errados, isso deveria ter sido suficiente para que centralmente se desconfiasse de algo e se detectasse - e corrigisse sistematicamente - o que estava mal.
P:S. - Agradeço o qualificativo de «disparatada» que me atribui na primeira frase do seu primero mail, mas não lho devolvo - não faz o meu género.

António P. disse...

Re-boa tarde Joana,
O Zé dos Reis ( no seu 2º comentário ) já disse o que eu ia dizer.
O ponto que quis fazer no meu 1º comentário era que a haver erros não me parece ser no que se está a designar por sistema mas possivelmente na lentidão de corrigir as anomalias detectadas ou que os cidadãos reclamam.
E já agora um último comentário :
- antes também havia os tais milhares ou a Joana não conhece ninguém que mesmo tendo mudado de morada nunca actualizava o recenseamento eleitoral ??
Eu conheço vários e muitos são dos que agora reclamam.
Cumprimentos

jose reyes disse...

Eu disse-lhe que o BE era o PRD dos professores, não disse? Os resultados das Autárquicas 2009 acabam de confirmar que eu tinha razão.

José Meireles Graça disse...

Uma pequena história recente: A minha Mulher foi tirar o CC a uma Loja do Cidadão. O sistema não reconheceu o código postal que indicou para a morada e que era, e é, 4810-051. Como achei estranho, fui pescar à NET e descobri um site onde vêm os códigos postais. Lá está o 4810-051. Ficou só 0 4810no CC. Deus me livre de tentar corrigir a coisa, tenho uma vasta experiência de lidar com repartições publicas e delas desejo uma prudente distância.