26.10.09

Só andarão por cá os linces ibéricos?














Estamos em via de extinção? Portugal tem muito menos casamentos e a menor natalidade da Europa? A culpa é de quem financia abortos, facilita divórcios e fomenta o casamento de homossexuais, porque «a política é um importante factor na promoção da desgraça». «O futuro, sofrendo as terríveis consequências, abominará a cegueira e irresponsabilidade dos que abandonam a realidade para se embalar em ideologias antifamília. Sem famílias sólidas, tudo se extingue.»

Claro que hoje é 2ª feira e evidentemente que esta límpida prosa é de César das Neves.

Mas só por má fé é que alguém pode escrever coisas como estas, passando ao lado das verdadeiras causas, económicas e sociais, de os jovens terem poucos filhos – mesmo que os queiram e que vejam, com mágoa, que os anos passam sem vislumbrarem condições mínimas e responsáveis para porem crianças neste mundo.

Nada é a preto e branco neste domínio e o El País publicou ontem um artigo interessantíssimo sobre as características e as condições em que vivem muitos que estão hoje na casa dos 30 e que são os últimos «produtos» do baby boom dos anos 70 - os kidults ( kid e adultos) ou adultescentes, a geração Peter Pan como é geralmente conhecida. Vale a pena ser lido porque levanta questões que acabam por estar relacionadas com o tema que César das Neves aborda, mas que nada têm a ver com afirmações demagógicas e prosélitas que pretendem tapar o Sol com a peneira.

3 comments:

Shyznogud disse...

O q me irritam os discursos catastrofistas sobre a natalidade dos portugueses, venham eles de César das Neves ou de outras áreas.Curiosamente esquecem-se sempre de equacionar... tcharam ... migrantes.

Joana Lopes disse...

Exacto: se isto for ficando vazio, convidem uns milhões de cambojanos para o Alentejo a ver se eles não agradecem.

Anónimo disse...

pois é, por detrás deste medo todo da quebra de mortalidade estão coisas bem piores. Sobretudo, e como frisaram, há milhões de jovens em todo o mundo que não se importam nada, e fazem-no, de rejuvenescer a população europeia.