13.3.10

O mundo em rede e sem chefe?

Uma lição sobre a história da internet. Longa e só para francófonos, mas vale a pena.

6 comments:

Jonas disse...

30 anos. Andei a refilar 30 anos, porque o meu pai me obrigou a escolher o francês como língua principal (tenho 7 anos de francês, desde o 5º até ao 12º), sem que me tenha servido de grande coisa. Até na Euro Disney eu falei mais inglês e português do que Francês.

Não pratico, não uso, não falo, não leio. Estou enferrujada, mas percebi tudo (enfim, quase tudo), e gostei.

Quem diria que, passados 30 anos, eu iria achar que aqueles tenebrosos anos de contrariedade, me serviriam de alguma coisa :)

Muito bom.

Joana Lopes disse...

Ainda bem que gostou, Jonas.

Pus o aviso quanto ao francês, porque é especialmente difícil por ser falado muito depressa.

Jorge Conceiçaão disse...

Exposição clara e muito elucidativa. Eu ampliaria um pouco o leque deste avanço da Humanidade, dizendo que a internet é um dos meios do grande salto da comnumicação que seoperou nos dias de hoje, englobando nesse salto, por exemplo, os telefones celulares e toda a tecnologia decorrente que faz com que cada um desses caminhos se vá fundindo rapidamente numa grande via de comunicação em malha. Com todos os seus efeitos positivos e negativos, obviamente.

Joana Lopes disse...

Totalmente de acordo, Jorge. Os telemóveis mudaram muito profundamente as relações entre as pessoas (sobretudo jovens mas não só) e mesmo dentro das famílias.
«Onde estás?« veio para ficar e substituiu todos os outros inícios de conversa.

Manuel Vilarinho Pires disse...

...a que a resposta adequada é:
"Estou no telemóvel"!

Jorge Conceição disse...

No entanto, Joana, essa espressão do "onde estás?" parece ter os dias contados, com a utilização nos telemóveis do GPS ou (sobretudo?) com o sistema civil europeu a sair do Projecto Galileu que irá deixar as (propositadas, porque militares) imprecisões do sistema americano GPS. Inconvenientes? Também, Claro, como disso tem sido clara preocupação do Conselho da Europa na protecção dos cidadãos contra a manipulação de dados pessoais, como foi referido no recente "dia" a tal dedicado.