22.6.10

Ilusões



(Via Virgílio Vargas no Facebook)

...

4 comments:

Manuel Vilarinho Pires disse...

(post reaccionário da semana)

Outra conhecida ilusão de óptica, talvez também causada pela inclinação dos pilares, é a de que a esquerda pretende promover a igualdade social...

De acordo com um inquérito citado neste "post" http://tempo-politico.blogspot.com/2010/06/esquerda-e-direita-linguagem-comum-do.html que o Penin Redondo descobriu, 51% dos inquiridos "de esquerda" (suponho que devem ser os que se definem a si próprios como sendo de esquerda...) tendem a concordar que "para que uma sociedade seja considerada democrática é essencial que haja menos diferenças entre ricos e pobres". E 49% não, obviamente.

Joana Lopes disse...

Comentário radical da semana: na Esquerda, incluem-se normalmente os que se dizem militantes ou eleitores do PS, sem se averiguar, por perguntas cruzadas, se não são de direita, pura e dura.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Mesmo sem conhecer o inquérito, estou certo que incluem...
Mas outra questão é se a inclusão dos eleitores do PS não fará parte das fantasias dos esquerdistas que, por esse facto, de quando em quando, sonham com maiorias de esquerda... como, por exemplo, com a eleição do Manuel Alegre...
Mas, pondo de parte este supônhamos, que perguntas permitiriam então distinguir se os inquiridos são de esquerda ou de direita?

Joana Lopes disse...

Correndo o risco de cair num c. vicioso: precisamente a que apontas no teu 1º comentário :-)