30.6.10

Apicultor – uma sugestão para as «Novas Oportunidades»


O problema não é novo: as abelhas são mesmo indispensáveis. Há literatura e até blogues sobre o tema e, sobretudo, um filme Le silence des abeilles, de Doug Shultz (2007), exibido em 2008 pelo canal «National Géographic».

O excerto que o vídeo mostra é impressionante. Numa região da China onde a utilização intensiva de pesticidas resultou no desaparecimento das abelhas, centenas de trabalhadores (podiam ser milhões…) fecundam manualmente as flores das pereiras.

«Só na China!», é a primeira reacção – para já, enquanto a mão-de-obra é barata, apesar de não poder competir com a das abelhas que trabalham em regime de voluntariado.

Além disso, talvez seja bom realizarmos que não seriam só as pêras a desaparecerem das nossas mesas, mas toda a fruta, o mel (obviamente…) e também o café e até o chocolate. Restaria o chá, para felicidade dos britânicos e dos agricultores de Darjeeling, mas é um pouco restritivo para os nossos hábitos.

E convém não esquecer que Einstein terá dito que «se as abelhas desaparecessem da face da terra, a espécie humana teria somente mais quatro anos de vida». Também é verdade que não contava com a ajuda dos chineses…



(A partir de um post de Virgílio Vargas, no Facebook)
...

4 comments:

Helena Araújo disse...

Isto é tão incrível que parece notícia de primeiro de Abril!

Helena Araújo disse...

Entretanto, ocorre-me uma questão: não é possível repovoar a região com abelhas?

Joana Lopes disse...

Boa pergunta, Helena, mas não entendo nada de «pesticidas» e pode ser que o efeito leve muito tempo a passar.

Moira disse...

Absolutamente extraordinário!
É certo que é necessária paciência de chinês para proceder à polinização de tanta flor, mas acaba por só ser possível graças à persistência e à necessidade de sobrevivência.