14.6.10

Exército de um homem só?

Já que é impossível ler jornais e blogues sem encontrar 50% dos textos sobre futebol (estou cheia de boa vontade…), também vou a jogo.

Ao afirmar que «pretende ser o melhor jogador da prova» e quando «garante que vai "explodir" durante o torneio», Cristiano Ronaldo parece dar razão a quem critica o seu protagonismo na equipa de Portugal (texto de hoje no blogue Papeles Perdidos, do Babelia).

«Estarán, es cierto, diez más en campo, pero todo parece pendiente de las dos piernas de un chaval que, por más valiente que sea y por más rápido que corra, sigue siendo un chaval y no un hacedor de milagros, ni tampoco un profeta o un dios. (…)

Todos acordamos otros jugadores geniales que fueran capaces de crear la ilusión de que lo han hecho ellos sólos, pero Pelé, Maradona, Ronaldinho y Zidane no estuvieron sin ayuda. Los asistían otros enormes jugadores. (…)

Es un equipo formado por jugadores sin brillo y todavía incapaz de enseñar una idea que sea de lo que pueda ser su juego — y luego condenada a esperar que Ronaldo lo solucione a todo, como si el madrilista fuera una especie de eucalipto que no autoriza que nadie florezca alrededor. (…)

Ronaldo está ahí y a los otros les toca organizarse alrededor del niño-prodigio, verle correr como un galgo y esperar lo que les quede.»

O nosso velho sebastianismo ou, bem pelo contrário, má vontade de nuestros hermanos e vestígios da síndrome de Aljubarrota? Quem sou eu para o saber!

P.S. - A favor do sebastianismo: acabo de ouvir que a TSF fará amanhã uma emissão especial, antes do Portugal - Costa do Marfim, a partir da Madeira - «terra de Cristiano Ronaldo».
...

4 comments:

ruialme disse...

Joana, acabo de ouvir na televisão as declarações de Ronaldo, numa conferência de imprensa, e o q ele afirmou foi "quem sabe, ser o melhor", aparentemente em reacção a uma pergunta. Parece-me q vai alguma distância entre este "quem sabe" e o "diz querer ser" dos jornais.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Boa tarde, Joana,
Já deves ter percebido que há pessoas que gostam mais de futebol do que eu...
Mas tenho alguma dificuldade em ser crítico com o Cristiano Ronaldo.
Com a idade que a Rosa tem agora, 13 anos, saiu de casa, e da ilha da Madeira, para vir trabalhar para Lisboa, longe da família, irremediavelmente longe, porque no meio de onde vinha a viagem ao fim de semana para visitar a família era impossível, e ninguém lha pagava...
Só por isso, aplico uma taxa de desconto muito generosa a tudo o que faz ou diz, ele ou a família, e espero que tenha(m) sucessos que compensem bem o inferno porque passou(aram)...

Joana Lopes disse...

Mas eu não «culpo» o Ronaldo de nada. A máquina em que o envolvem é que é infernal!

Manuel Vilarinho Pires disse...

Boa tarde, Joana

Eu faço a maior parte dos meus comentários ao volante e, quando chego a casa, verto-os para o taclado, quando me lembro de o fazer.
Este lembrei-me hoje que não tinha vertido...

É uma tendência que temos em Portugal para o endeusamento...
Temos o melhor futebolista do mundo, o melhor treinador de futebol do mundo, o melhor arquitecto do mundo, o melhor humorista do mundo, o melhor escritor do mundo, assim que me lembre agora.
E quem não gosta é "invejoso", mesquinho, e detesta o sucesso, de modo que gostamos todos...
Menos eu! A mim, calha-me a ingrata tarefa de não gostar de nenhum, com excepção do Cristiano Ronaldo pelas razões apontadas acima, que não o fazem marcar mais golos pela selecção nem ser mais cuidadoso a escolher as meninas que mete na cama, mas lhe dão um crédito que não concedo a nenhum dos outros.