18.8.10

Blogues + Facebook


Devia existir um sistema de vasos comunicantes entre o Facebook e as Caixas de Comentários dos blogues. No meu caso, a tendência vai no sentido de haver discussões muito mais frequentes e animadas nos posts daqui que ponho por lá (ou duplicação de intervenções das mesmas pessoas ou de leitores diferentes, com o mesmo conteúdo, nas duas plataformas).
É o que está a acontecer neste caso. Quem tiver acesso, pode seguir a discussão aqui.

«É a vida!», como diriam alguns. Ou, muito provavelmente, uma «mudança de paradigma» - o que soa muito melhor…

P.S. – Sem ofensa: os que se recusam a ter conta no Facebook fazem-me sempre lembrar os resistentes a aparelhos de TV em casa, ou mesmo os que ainda hoje lamentam a invenção da máquina a vapor… É lá que nascem actualmente algumas iniciativas cívicas importantes, como uma que anunciarei neste blogue, provavelmente ainda hoje.
...
...

2 comments:

jpt disse...

1. não tenho a noção "utilitária" do facebook (et al) que a JL defende aqui. O FB (et al) são defensáveis porque são porreiros - ok, há quem neles tenha acções cívicas. A irritação com o fb que alguns apresentam também a ouvi (e ainda ouço) com os blogs ["eu não leio blogs"]. Aquilo é um supra-email, pronto. Cada um usa como quer, para quê a irritação que não apenas ser blasé?

2. sobre a ligação dos comentários no wordpress há um plugin que me parece poder fazer essa ligação. Ainda não instalei (também porque o ma-schamba tem muitos poucos comentários) pois não percebo bem se não colide com outros plugins. Mas acredito que o blogger, sistema mais conservador, tenha ou venha a ter algo semelhante

Joana Lopes disse...

Obrigada pelas achegas, jpt.

Acho que blogues e FB, neste momento, se completam e, como até já sublinhou uma ou duas vezes, acontece que tenho por lá enormes lençóis de comentários - muito mais do que aqui. Trata-se, sobretudo, de pessoas que não têm blogues e que a eles chegam apenas via FB.

O plugin de que fala seria bem interessante. Nunca ouvi falar dele, mas vou explorar.