15.9.10

Ciganos e portugueses


Com a problemática relacionada com a etnia cigana na ordem do dia, devido a Mr. Sarkozy e não só, José Gabriel Pereira Bastos, antropólogo e professor na Universidade Nova de Lisboa, especialista na matéria e acérrimo defensor dos direitos da etnia em questão, não tem tido mãos a medir.

Conhecemo-nos há muitos anos, não nos vemos há dois ou três, mas, graças ao Facebbok, reencontrámo-nos recentemente, o que me tem permitido seguir de perto a sua actividade.

Foi organizador científico da Conferência Internacional «Ciganos no Século XXI», que teve lugar, em Lisboa, de 8 a 10 de Setembro, altura em que foi ouvido pelo Público e afirmou «que a nível nacional “o índice de ciganofobia será maior [que 80 por cento] e mais violento”».

Presente em várias rádios nos últimos dias, foi ontem entrevistado por Fernanda Câncio, no Canal Q. Um excerto:


(Via Jugular, onde está também um outro excerto, mais polémico...)

Entretanto, José Gabriel Pereira Bastos disponibilizou no Scribd, também ontem, um longo documento, datado de 2007, «Que futuro tem Portugal para os portugueses ciganos?», cuja leitura recomendo vivamente.

Informação não falta…

P.S. - Este post está hoje, 16/9, em destaque no Sapo / Radar.
...
...

8 comments:

Jonas disse...

Em destaque no Radar :)

Joana Lopes disse...

Sei que não é para agradecer, Jonas, mas agradeço, quand même...

Niet disse...

Caríssima Joana Lopes: O Le Monde On Line trazia hoje um rumor de uma violentíssima discussão travada em Bruxelas, entre Barrôso e o Sarko, por causa da rocambolesca e persecutória atitude tomada pelo Estado francês contra os Rom´s.Salut! Niet

Joana Lopes disse...

Obrigada, Niet, já li. Até os jornais cá já estão a dar.

Miguel disse...

Só pergunto a quem defende acerrimamente os ciganos e está contra as expulsões feitas por França se estão dispostos a recebe-los em v/ casas! Eu conheço-os, sei do que falo e sei o que vale a palavra de um cigano, ou seja, não vale nada!

Joana Lopes disse...

Caro, Miguel,
O seu comentário tem um mérito: assume-se como xenófobo.

Miguel disse...

Xenófobo??? Ainda esta manhã, bem perto de onde moro, uma família cigana envolveu-se num tiroteio do qual resultaram 2 mortos e 3 feridos, dos quais uma criança de 2 anos! Eu sou realista, pois conheço a realidade desta gente que não respeita nada nem ninguém. Já tive problemas com essa raça e a polícia nada fez! Acha que sou xenófobo? Lide com eles 1 semana, seja assaltada ou ameaçada por eles e depois não se admire de ser apelidada de xenófoba!

Anónimo disse...

É justo que os ciganos não sejam objecto de discriminação.

A maior parte dos problemas presentes derivam de o Estado os dispensar, por facilitismo, de respeitar os mais básicos deveres de cidadania.
Todo o tipo de atropelos é praticado impunemente. Ainda recentemente invadiram uma esquadra e agrediram os agentes que nela se encontravam.

Os cidadãos perguntam-se: o que me aconteceria se o fizesse ? é assim que se amplia a xenofobia.