24.10.10

José Rodrigues dos Santos e o seu anjo


Custa-me viver num país onde alguém como José Rodrigues dos Santos já vendeu mais de um milhão de exemplares dos seus livros e cerca de 500 pessoas assistiram agora ao lançamento de O Anjo Branco, mas não tenho outro remédio e dei por mim a ler notícias relacionadas com o tema.

Inspirado na vida do pai que foi médico na guerra, em Moçambique, esta sua última obra é ficção que pretende ser historicamente fidedigna, ou o inverso, julgo que tanto faz, e o ABM, que assistiu à sessão de lançamento (e a quem roubei a foto) resume o que o autor disse sobre o tema.

Ouvi também declarações de JRS á Visão, todas mais ou menos deste tipo: «O romance foca uma contradição (…): o meu pai levava os feridos para o hospital e ficava um ferido da Frelimo ao pé de um soldado». Nem mais.

Enfim, podia dar-me para pior numa manhã de domingo…

P.S. – A propósito de um outro livro de JRS, vale a pena ler este texto de Vasco Barreto e ver o vídeo nele referido. Bem elucidativo.
...
...

2 comments:

mdsol disse...

Alguém que só pode ser muito distraído, há uns anos, num Natal, ofereceu-me um calhamaço do JRS. Bem, noblesse oblige e eu tentei. Tentei, mas não passei das primeiras páginas, tal o aspecto de redacção apressada feitapor menino que se tem na conta de criativo e se leva a sério nessa sua conta. Como é livro de muita página, está por aí à espera quem sabe, de ter muita utilidade, um dia que seja preciso um calço de urgência.

:))

Joana Lopes disse...

Bem embrulhadinho, não dá um presente para o próximo Natal? A um meio inimigo, claro... ;-)