9.12.10

O «Bispo Vermelho»


Manuel Martins esteve à frente da diocese de Setúbal durante vinte e três anos, numa fase dificílima da região em termos de condições sociais de toda a espécie. Foi um dos bispos portugueses mais decentes das últimas décadas, sempre frontal e nada pacífico - ou não tivesse ficado conhecido como o «Bispo Vermelho» - e não é agora nada meigo na escolha das expressões para qualificar a acção do governo na fase actual da vida do país.

Alguns excertos de declarações recolhidas ontem pela Lusa.

«Como é que um governo se considera legítimo quando permitiu que um país chegasse a esta situação, que pela comunicação social parece de uma miséria absoluta.».

«Aquilo que é fundamental num estado social este governo está a matar, com as exigência que põe, com os benefícios que retira.»

«Nós estamos assim na situação em que vemos um trabalhador no fundo de um poço, não sei de quantos metros, e era preciso salvá-lo, mas estamos numa situação em que nem corda temos para lhe atirar.»

«É uma economia diabólica, desgraçada, hiper super liberal, que tem lá no alto da pirâmide meia dúzia de homens que mandam no mundo e muitas vezes desgraçam o mundo (…), o poder político está inteiramente dependente do poder económico.»

«Há muita coisa escondida. Bem sei que há coisas, como na própria família, que não se revelam por inteiro, mas a transparência faz parte da democracia.»

Muito, muito longe da linguagem da caridadezinha, certo?

(Fonte)
...
...

0 comments: