18.12.10

Se são dois elefantes a dançar o tango...


Quando Teixeira dos Santos vai à China tentar vender a dívida portuguesa, ou mesmo quando Obama se desloca à Índia, acompanhado por 200 empresários, e assina contratos no valor de 10.000 milhões de dólares, «vemos» a importância crescente que têm, para o Ocidente, estes dois países asiáticos.

Talvez nos escape, no entanto, o profundo significado da aproximação entre eles, concretizada, por exemplo esta semana, na visita do primeiro chinês a Nova Deli, ainda com mais empresários do que Obama (300…) e com valor superior de negócios fechados (16.000 milhões de dólares). Os dois vizinhos, que estão longe de ter cicatrizado muitas feridas passadas e algumas presentes, procuram ultrapassá-las no plano dos negócios e comprometem-se a que os intercâmbios comerciais atinjam 100.000 milhões de dólares em 2015 - número avassalador quando em 2001-2002 não ultrapassaram 3.000 milhões.

Com mais de um terço da população mundial, taxas de crescimento quase inimagináveis e esta força conjunta, não é difícil prever a força real que poderão representar no mundo, muito em breve.

«Uma forte aliança entre a Índia e a China contribuirá para uma paz, uma estabilidade, uma prosperidade e um desenvolvimento duradoiros na Ásia e no mundo», terá dito o primeiro-ministro indiano.

Será?

...
...

0 comments: