23.1.11

Eleições - «Post» em actualização


O blogue do Parlamento Global está em funcionamento desde as 16h, como já disse estou a participar como convidada juntamente com outros bloggers do «Alegro Pianissimo», e vou actualizar este post com alguns comentários publicados no PG, que me pareçam de interesse. Sem grandes preocupações de edição…


20:17 - João Semedo (deputado do BE):
Ainda os resultados não estão apurados e já aparecem alguns dirigentes da direita a reclamar a factura do apoio que deram a Cavaco: um presidente, uma maioria e um governo.

19:47 - SIC - José Caldas:
Abordado pelos apoiantes, José Manuel Coelho diz que "Cavaco Silva é o candidato da abstenção".

18:53 - Ana Gomes, eurodeputada:
O cartao do cidadão é um grande avanço. Não o culpemos pelos problemas de hoje. Esses resultam da falta de conhecimento pelos cidadaos de que o cartao do cidadao poderia implicar mudanças no seu registo eleitoral, em virtude de mudanças de residencia etc. E claro, a Comissao Nacional de Eleicoes ou o Ministerio da Administracao Interna deveriam ter previsto os problemas e tomado medidas para os evitar.

18:37 - Luis Tito (Manuel Alegre):
Eu só gostava de ter acesso aos comentários que foram feitos há cinco anos. É que, segundo me lembro, já nessa altura era recorrente a argumentação de que nada se tinha elucidado no decurso da campanha. Esta campanha teve muitos momentos em que foram apresentados argumentos. A questão é que as pessoas se recusaram a ouvi-los e a CS só passou o lixo. Quiseram desvalorizar esta eleição. Fizeram tudo para que ela se fizesse sem ser notada e agora vêm os comentadores do regime com a conversa do costume. Só lhes interessou passar a imagem que Cavaco já tinha ganho as eleições à primeira volta. Foi repetido à exaustão, inclusive por jornalistas dito independentes e por políticos que teoricamente estavam em apoio de outras candidaturas.

18:28 - João Proença - Secretário Geral da UGT:
Atenção que o número de eleitor não é a única razão para a elevada abstenção . A campanha também não ajudou muito ao não haver a devida discussão sobre problemas centrais que a todos preocupam como o desemprego ou as consequências que teria a entrada do FMI.

18:22 - José Manuel Coelho - Candidato às Presidenciais 2011:
Esta situação com os novos cartões de cidadão põe em causa a verdade dos resultados eleitorais. O eleitorado conservador que vota Cavaco, tem os bilhetes de identidade (vitalícios) antigos e não tem problemas em encontrar o seu número nos cadernos eleitorais. O eleitorado mais jovem que tem o novo cartão de cidadão fica sem poder exercer o seu direito de voto por causa do problema atrás referido.Os candidatos da Oposição ao dr. Cavaco ficam em clara desvantagem. Estamos perante uma nova chapelada eleitoral semelhante aquela que se verificou em 1958 quando o General Humberto Delgado, concorreu ás eleições e"perdeu" graças ás manigâncias do regime Salazarista: Imaginem que o dr. Cavaco ganha com uma diferença de 10 mil votos apenas! Os milhares de eleitores jovens, que caminham das secções de voto sem poderem exercer o seu direito de voto fariam toda a diferença, não é verdade!
...
...

0 comments: