29.1.11

Fecharam-lhe as janelas


Foi a primeira notícia que li esta manhã: a da morte do Zé Pedro Barreto.

Li-o durante muito tempo no WAT sem saber o seu verdadeiro nome e só hoje vi a cara. Mas habituei-me a admirar a sua escrita incomparável e a parar nas suas magníficas fotografias.

Trocámos muitas mensagens desde que passou a colaborar nos «Caminhos da Memória», onde entrou com a sua inesquecível Rapsódia em Blue. Sempre com uma simplicidade e um sentido de humor desconcertantes.

Mais tarde começou um blogue – Janelas – que esteve desde a primeira hora na lista dos meus preferidos e aí ficará para sempre. Este foi o último parágrafo que lá escreveu:

«Mas os tempos vão estranhos, gente. Li agora que o Japão vai enviar tropas para ajudar a matar milhares de galináceos no sul do país, a fim de evitar a alastramento da gripe aviária. Quando um país nobre e milenar usa as suas forças militares para matar frangos e galinhas, eu acho que precisamos meditar profundamente no mundo que estamos a construir. É o que eu vou fazer. Até logo.»
...
...

1 comments:

isabelgalacho disse...

Fico muito triste com esta notícia.Eu só o conhecia dos seus textos em Janelas e muitas vezes me comoveu.E a não esquecer as suas fotografias.