4.2.11

Assim vai (mal) a Assembleia que temos


É este o texto do Voto que foi hoje recusado na Assembleia da República, com os votos a favor de BE, PCP e Verdes, contra do PS e do PSD, abstenção do CDS e de quatro deputados do PS (Defensor Moura, Jamila Madeira, Vera Jardim e Manuel Mota). É bom ler o que esteve de facto em discussão e não apenas as notícias e resumos dos jornais.

Bloco de Esquerda -Grupo Parlamentar

VOTO DE SOLIDARIEDADE
COM A LUTA PELA DEMOCRACIA NO EGIPTO

2011 começou com o vento forte da liberdade. Depois da queda da ditadura na Tunísia e de fortes mobilizações em favor da democracia em vários países árabes, é a vez da ditadura no Egipto estar mais próxima do fim. Depois de 10 dias consecutivos de gigantescas mobilizações plurais no Cairo e em várias outras cidades do país do Nilo, o povo egípcio quer o fim imediato do regime de Hosni Mubarak, há três décadas no poder.

No dia 1 de Fevereiro, depois de mais de um milhão de pessoas terem convergido na maior manifestação de sempre no Egipto, o Presidente Mubarak teimou em afirmar que se manterá no poder ate Setembro.

A perpetuação desta como de outras ditaduras só foi possível graças à cumplicidade de outros Estados que ajudaram a impedir a expressão livre do povo egípcio em nome dos seus interesses de circunstância e da sua agenda de poder. É, por isso, da maior importância que a comunidade internacional exprima agora a sua solidariedade com as exigências de liberdade e democracia dos homens e mulheres do Egipto e torne claro o seu repúdio pela actuação dos protagonistas da ditadura contra estas exigências, como de resto já fez o Parlamento Europeu.

As lutas pela liberdade comportam sempre riscos. Mas nenhum risco pode servir de álibi para deslegitimar a luta do povo egípcio pela sua liberdade e pela democracia. Um povo que, ao longo destes dias de mobilização intensa, tem demonstrado cabalmente ser digno de admiração pelo carácter pacífico das suas manifestações multitudinárias e até pela sua auto‐organização com vista à defesa do seu património histórico e cultural contra a ameaça de saques e destruição.

A Assembleia da República, reunida em plenário, solidariza-se com os protestos
pacíficos do povo egípcio e com as suas exigências de fim imediato da ditadura e de
marcação de eleições livres.

Palácio de São Bento, 03 de Fevereiro de 2011.
Os Deputados e Deputadas do Bloco de Esquerda,

Já foram divulgadas algumas das hipotéticas razões do PS para votar contra (por exemplo aqui).

Mesmo admitindo-se que o tenha feito apenas por não ter querido ir a reboque do Bloco ou, bem mais provavelmente, por não ter gostado da forma como Jorge Costa defendeu a proposta de voto e / ou por se ter sentido visado como governo de um dos «Estados que ajudaram a impedir a expressão livre do povo egípcio em nome dos seus interesses de circunstância e da sua agenda de poder», não terá passado pela cabeça do exaltado Francisco Assis & friends proporem um outro texto, mesmo antes do Bloco o ter feito ou em alternativa ao deste? Não era importante nem oportuno? Porquê exactamente? «Porque a administração norte-americana está a exercer influência para uma resolução do problema e que essa é a via», como terá defendido o líder da bancada do PS (de acordo com a notícia acima referida)? Isso é coisa que se diga como justificação para se ficar de braços cruzados?


4 comments:

Fenix disse...

Não sei porquê, lembrei-me do riso imbecil do "cherne" na célebre foto de "família" na Lages. Pois é, andar a reboque do BE não é a mesma coisa que andar a reboque do Tio Sam! É por isso que o povo não se sente representado com estes políticos, do "porreiro, pá"! Mas como diz o povo: "Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe".

Miguel Serras Pereira disse...

Joana,
belo post.
Só gostaria de acrescentar que um tipo que fala de "moralismo relativamente bacoco" a propósito desta proposta só pode ser um hipócrita absolutamente cretino

Abrç

msp

Joana Lopes disse...

Fenix, gosto e partilho o seu optimismo...

Joana Lopes disse...

Miguel
O Assis é absolutamente insuportável. Além de andar excitadíssimo!