19.2.11

Taprobana


Custou mas está decidido: irei em breve não para além, mas à Taprobana propriamente dita – ou Ceilão ou Sri Lanka, como se preferir. Ficaram para trás outras hipóteses de viagens, sendo que Líbia e Egipto não me pareceram, neste momento, destinos turísticos muito aconselháveis…

Assim sendo, (juro que não fiz de propósito, a não ser que o meu subconsciente tenha agido por mim), na véspera de uma tomada de posse ali para as bandas de Belém, ponho-me a milhas, no sentido estrito do termo. Também falharei a discussão de uma moção de censura que assustou meio mundo e nem sei quantas manifestações com dezenas, milhares ou mesmo um milhão de pessoas que calcorrearão as ruas de Lisboa. Não sei se encontrarei pedra sobre pedra no regresso, mas julgo que sim: não verei nas televisões, do outro lado do mundo, o Terreiro do Paço transformado numa pequena Praça Tahrir.

E espero que, entretanto, não haja vulcões que se lembrem de vulcanizar, contágios de revoluções que se revolucionem muito para Oriente ou justas greves que parem aeroportos. Um tsunami também não me dava muito jeito…
...

4 comments:

Ana Paula Fitas disse...

Boa viagem, Joana :)
... boa ida, boa estadia e bom regresso!
Por cá, ficaremos atentos e, apesar de não podermos prometer nada que altere as expectativas de quem parte, teremos registo do que vai acontecendo para que, "pedra sobre pedra", possas reconstituir o puzzle :))
. ainda que, já se sabe!, não seja difícil :))
Abraço

Joana Lopes disse...

Obrigada, Ana Paula. Ainda não pesquisei como são por lá os acessos à internet, mas irei estando ligada, espero...

o castendo disse...

Não se esqueça de procurar a comunidade portuguesa que está lá estabelecida desde os idos de 1500.
E de trazer um dos livros por eles editados e que provam que ainda se fala (e escreve) o português do século XVI...

Joana Lopes disse...

Obrigada, castendo. Se me puder dar indicações adicionais (sobre locais exactos e livros), agradeço muito - vou iniciar agora pesquisas nesse sentido.