26.3.11

Da indignação à acção


Depois do pequeno livro de Stéphane Hessel Indignez-vous!, já traduzido em português, chegou a vez de ser anunciada, em Espanha, uma obra colectiva – Reacciona – que chegará às livrarias dentro de poucas semanas (com prefácio de Hessel).

Reunindo um leque de autores de diversas gerações e actividades profissionais, entre os quais Baltasar Garzón, Ignacio Escolar e José Luis Sampedro, o livro pretende «dirigir-se à sociedade em geral, e aos jovens em particular, tentando consciencializar e provocar uma reacção face às medidas neoliberais impostas como única saída possível para a crise».

«É uma falácia falar unicamente de crise financeira. A crise é política. É a crise do sistema de vida ocidental», «gravemente enfermo» e com resultados demolidores.

Não é verdade que a actual crise fosse imprevisível, muitos economistas alnunciaram a sua chegada, mas as autoridades «cruzaram os braços» e «procuraram servir, não os interesses públicos, mas sim os das grandes empresas».

Etc, etc, etc.: mais informações aqui.
...

3 comments:

Anónimo disse...

Só nos faltava ver o Srº Baltasar Garzón, um dos arautos do estado de excepção no País Basco, dar-nos lições de política e democracia...

Jorge Conceição disse...

Que ventos são estes de ANÓNIMA COBARDIA?

Joana Lopes disse...

Não ligues, Jorge: eu não respondo a provocações de Anónimos.