11.4.11

Inside Job - é mesmo «a verdade da crise»


Ter visto este filme há dois ou três dias não terá sido necessariamente muito salutar para o meu estado de espírito, já alterado pelo processo austeritário em curso. Mas assim aconteceu e só posso recomendar, com toda a insistência possível, que aqueles que não tiveram ainda a oportunidade de o ver o façam – com urgência.

Como é sabido, trata-se de um documentário realizado por Charles Fergunson e narrado por Matt Damon, e onde depõem, entre outros, George Soros, William Ackman, Nouriel Roubini, Raghuram Rajan e Simon Johnson e… o agora nosso «pai e senhor» Dominique Strauss-Kahn, director do FMI.

Um instrumento precioso para se perceber melhor a crise de 2008 e as suas consequências, muito cruamente, para se verificar uma vez mais, em detalhe, ao vivo e a cores, que o mundo esteve – e está – nas mãos de bandidos e de criminosos. E nós com ele.


...

1 comments:

Fernando Oliveira disse...

Cara Joana,

Já tinha visto este filme no cinema e o que vi deixou-me revoltado! Profundamente revoltado!! Tive vontade de sair dali e meter uma bomba naquela porcaria toda.
E, mutatis mutandis, o mesmo se está a passar nestes últimos meses em Portugal. Consequência do que se passou lá fora mas também resultado da ganância e da cupidez dos que mexem os cordelinhos das marionetas que fingem governar este pobre país.
De qualquer forma, resolvi comprar o DVD que saiu na imprensa. Para memória futura.
Um abraço e parabéns pelos seus textos.

Fernando Oliveira