2.5.11

Lançamento especial de um livro há muito esperado

(Clicar para ler)

Como indicado no convite das Edições Afrontamento, será lançado, no próximo Sábado, em Lisboa, Obra Poética de Maria Natália Duarte Silva (Teotónio Pereira).

Se, para muitos, o nome da autora dispensa apresentações, é natural que outros, sobretudo entre os mais novos, precisem de algumas referências, já que ela nos deixou há quarenta anos. Resumo por isso, com algumas modificações, um texto que escrevi há cerca de três anos.

Maria Natália Duarte Silva Teotónio Pereira, originária de uma família burguesa típica, nunca aceitou os valores ditos tradicionais que quiseram impor-lhe. Casou-se pela primeira vez, aos dezasseis anos, com Jaime Salazar Sampaio, e fez então parte de uma roda de artistas e intelectuais (que incluía, por exemplo, Luiz Pacheco).

Divorciou-se alguns anos mais tarde e voltou a casar-se, em 1951, com Nuno Teotónio Pereira - ela agnóstica e ele católico, numa igreja, mas com ritual próprio para situações deste tipo. Como não é difícil imaginar, foi muito negativa a reacção da tradicionalíssima família Teotónio Pereira ao ver um dos seus membros casar com uma jovem divorciada e não católica. Natália viria a converter-se, mais tarde, ao catolicismo.

Concretamente por influência da campanha de Humberto Delgado, e de todo o ambiente criado na sociedade portuguesa, e já integrada nas iniciativas dos católicos que entraram então num novo ciclo na oposição ao Estado Novo, passou a uma fase de grande actividade e teve mesmo um papel decisivo na evolução política do marido.

Sobretudo a partir dos primeiros anos da década de 60, Natália e Nuno foram os grandes impulsionadores de grande parte das iniciativas dos chamados «católicos progressistas» – muitas não teriam pura e simplesmente existido, ou não teriam tido a amplitude que tiveram, sem o empenhamento e a liderança de ambos. Com uma saúde sempre débil, a sua acção exercia-se muitas vezes discretamente na retaguarda, mas com uma eficácia, um espírito combativo e uma tenacidade absolutamente notáveis.


Entre as numerosas actividades em que esteve envolvida, podem destacar-se o jornal clandestino Direito à Informação, a fundação da Pragma, o jornal clandestino Igreja Presente, o Manifesto dos 101 (importante abaixo-assinado de católicos sobre a farsa eleitoral em 1965), a vigília pela paz na igreja de S. Domingos (durante toda a madrugada do 1º de Janeiro de 1969), a Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (da qual foi, juntamente com Maria Eugénia Varela Gomes e Cecília Areosa Feio, uma das impulsionadoras), os cadernos GEDOC, os Sete Cadernos sobre a guerra colonial (publicados, depois do 25 de Abril, pela editora Afrontamento, com o título Colonialismo e Lutas e Libertação), o apoio na saída a salto, de desertores e de refractários, a partir da casa de férias em Marvão.

Tudo isto acontecia mais ou menos em paralelo, envolvendo muitas pessoas, muitas cautelas em termos de clandestinidade, muitos sustos, muita solidariedade. Na linha da frente ou na retaguarda, toda a gente sabia – mesmo quando não podia ser dito – que a Natália estava envolvida.

Mantinha contactos estreitos e frequentes com perseguidos pela PIDE ou pelo Patriarcado, nomeadamente padres católicos, entre os quais: D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto; Pe. Joaquim Pinto de Andrade e restantes padres angolanos deportados para Portugal, entre os quais o futuro cardeal de Luanda Alexandre Nascimento; Pe. Adriano Botelho, pároco e Alcântara e de S. João de Brito, exilado para a Patagónia pelo Cardeal Cerejeira; Pe. António Jorge Martins, obrigado a ir estudar para França pelo mesmo cardeal; Pe. Abel Varzim; Pe. Alberto Neto; Pe. Mário de Oliveira, preso por duas vezes e julgado em Tribunal Plenário; Pe. José da Felicidade Alves, demitido de pároco dos Jerónimos e impulsionador dos cadernos GEDOC.

Publicou um livro de poemas Mão Aberta (1963) e Em Verdade Vos Digo (1964). Lançou uma colecção para a juventude – Nosso Mundo – em colaboração com Sophia de Mello Breyner Andersen e Madalena Férin, na qual foram publicados dez títulos.

Ao longo desses anos de luta, defrontou-se sempre com problemas de saúde, chegando a estar internada num hospital de Paris. Mas, entretanto, empenhava-se com a maior dedicação na resolução dos problemas familiares, na educação dos filhos e no cultivo das amizades.

Morreu com 40 anos e não chegou a ver o 25 de Abril. Não resistiu ao fim de uma gravidez difícil, passada quase sempre em repouso absoluto (o que não impediu a PIDE de então a visitar e interrogar formalmente).

É doloroso lembrar a vigília que precedeu o enterro da Natália e da Catarina que não chegou a nascer, mas é impossível não a referir. Quarenta anos depois, é ainda recordada, com um arrepio, por todos os que viveram naquela noite um drama em que não queriam ainda acreditar.
,

3 comments:

Helena Araújo disse...

Obrigada pela informação, Joana. Vai já para a minha lista de compras do próximo verão.
Há cerca de trinta anos foi publicado um livro sobre ela, que está esgotadíssimo. Não seria boa ideia publicá-lo de novo?

Joana Lopes disse...

Helena, é isto, certo?
«Cada pessoa traz em si uma vida: escritos e poemas de Maria Natália Duarte Silva Teotónio Pereira e de alguns amigos sobre a sua vida e a sua morte».

Helena Araújo disse...

Deve ser esse, Joana. Já lá vão mais de vinte anos desde a última vez que o pude ter nas mãos.