18.7.11

Os alemães é que vivem à nossa custa


A Alemanha, que não foi grande colonizador por mares nunca dantes navegados quando outros o foram, parece querer descobrir agora os encantos da arte de colonizar. Mas a «destempo» e a despropósito.

Manuel António Pina, hoje, no JN.

A via dos juros

O presidente do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, o alemão Klaus Regling, explicou ontem porque é que portugueses (e gregos, e irlandeses) devem escrever "ajuda" com aspas quando se referem aos planos de resgate da dívida soberana apoiados por países como a Alemanha: "Até hoje, só houve ganhos para os alemães, porque recebemos da Irlanda e Portugal juros acima dos refinanciamentos que fizemos e a diferença reverte a favor do orçamento alemão".

Repetindo o retrato que do colonizado faz o colonizador, Merkel diz que portugueses (e gregos, e demais "pretos" dos países do Sul) não gostam de trabalhar. Por sua vez, na passada semana, Hans-Werner Sinn, presidente do IFO, afirmou que "os portugueses e os gregos vivem à custa dos alemães".

Dados da OCDE e do EUROSTAT revelam porém que portugueses e gregos trabalham afinal mais que os alemães: os gregos 2119 horas por ano, e os portugueses 1719 (espanhóis 1654, italianos 1773), enquanto os alemães se ficam por 1390. Os mesmos dados mostram que a produtividade individual é semelhante na Alemanha e nos países do Sul, e que, na Grécia, a produtividade horária é até superior à da Alemanha.

Tudo isso mais as afirmações de Regling confirmam o óbvio: que os alemães é que vivem à nossa custa e dos demais PIIGS do "Lebensraum". Por algum motivo Helmut Kohl acusa a Alemanha de, pela mão da ambição hegemónica de Merkel, estar a fracturar de novo a Europa.
.

2 comments:

Anónimo disse...

http://doispesoseduasmedidas.tumblr.com/post/7768670572/colonialismo-do-capital

RH disse...

Compreensível, eles ouvem falar tanto nos pobres e necessitados portugueses que já devem pensar que somos apenas uma colónia da Alemanha,esqueceram-se foi de avisar, escusávamos de ter aturado um mês de eleições com as tretas do costume.

http://senta-te-e-le.blogspot.com/