28.9.11

Maioria Silenciosa


Em 28 de Setembro de 1974, o país estava agitadíssimo. Desde as primeiras horas da manhã, dezenas de grupos de militantes paravam e revistavam carros de quem, hipoteticamente, se dirigia a Lisboa para a chamada Manifestação da Maioria Silenciosa – uma iniciativa de apoio ao general Spínola, convocada dias antes por cartazes que invadiram a cidade.

Os sinais públicos de ruptura crescente entre o presidente da República e o governo de Vasco Gonçalves e o MFA tinham sido mais do que evidentes, dois dias antes, durante uma tourada organizada pela Liga dos Combatentes no Campo Pequeno, na qual Spínola foi aplaudido e Vasco Gonçalves apupado.

A Manifestação do dia 28 não chegou a realizar-se porque o COPCON prendeu na véspera cerca de setenta pessoas suspeitas de estarem ligadas à iniciativa e pelas actividades populares acima referidas. E Spínola acabou por pedir a demissão em 30 de Setembro, tendo sido substituído na presidência da República por Costa Gomes.

Num vídeo da RTP (minutos 33:29 a 45:10, sobretudo a partir de 37:00), percebe-se bem o contexto e vêm-se – ou revêem-se – todos os acontecimentos acima referidos.
.

3 comments:

ruialme disse...

Em 28 de Setembro de 1974, nascia em Luanda uma ministra do actual governo (cf. aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Assun%C3%A7%C3%A3o_Cristas)

folha seca disse...

Cara Joana Lopes
Graças ao Luis Novais Tito que fez uma chamada para o seu post. Dado que ainda aqui não tinha vindo hoje.
De facto estava-me a escapar a data, coisa em que sou um bocado distraído. Agora os acontecimentos nunca os esqueço.
Mais uma vez fez jus ao nome do seu blogue.
Abraço

Helena Romão disse...

O que ele diz no discurso de renúncia não é mentira. Diz que "sob a bandeira de uma falsa liberdade se estão preparando novas formas de escravidão" para o povo português. Não é mentira, estavam a preparar o 25 de Novembro! Ele não disse ipsis verbis que é o MFA que está a preparar tal coisa — embora fosse esse o sentido —, diz que se está a preparar. Cada um sabe do que fala.