7.10.11

Citações do dia (1)


«A juntar a esta efabulação ideológica, a rábula do Portugal-bom--aluno está a cultivar entre nós um discurso totalmente perverso sobre a chamada "paz social". É o rosto policial da dita rábula. Trazido por Passos & Portas, ele assenta nos relatórios das polícias e das secretas sobre o previsível incêndio das ruas, transformadas em lugar de tumulto. E, mais que tudo, formata-nos na convicção de que o que afunda os gregos é a mistura entre preguiça e tumulto, nunca a receita dos salvadores. Cultivemos pois a paz social, aconselham os arautos da rábula do bom aluno. É a paz da quietude, do assentimento bovino, aquilo que nos aconselham, a paz do quanto menos ondas melhor que a nossa política é o trabalho, o trabalhinho muito lindo. A paz de um tempo em que se acabaram todas as ilusões. Excepto uma: a liberal.»
José Manuel Pureza, A rábula do bom aluno

####

«10 years ago we had Steve Jobs, Bob Hope and Johnny Cash. Now we have no Jobs, no Hope and no Cash.»
Alda Magalhães Teles no Facebook

####

«Na confusão de responsabilidades e obrigações uma coisa surpreende: nos centros onde o poder reside, as únicas cabeças que mudam são as dos títeres engravatados que, ora anunciam pomposamente medidas de salvação, ora assustam com profecias de pragas bíblicas. Os senhores que de facto mandam são, mais cabeça menos cabeça, os que vêm do antigamente pré-revolucionário. Seguram eles com mão firme os cordelinhos e agem a seu bel-prazer, de modo que constantemente me ocorre a pergunta: que democracia é esta, que me dizem existir e mal consigo enxergar?»
J. Rentes de Carvalho, Os régulos

####

«Depressão: estou numa reunião com camaradas gregos. Há um ano, o governo cortou o subsídio de Natal. Era preciso fazer sacrifícios. Este ano, como os sacrifícios, este e muitos outros não foram suficientes, vão cortar 40% dos salários e das pensões a partir de Outubro. As pessoas começam a deixar de ter medo porque já nada têm a perder. Não consigo não pensar que nos basta olhar para a Grécia para saber o que nos vai acontecer a seguir.»
Marisa Matias no Facebook
.

0 comments: