16.10.11

Razões do PCP que a (minha) razão desconhece


Vi militantes deste partido ontem pelas ruas de Lisboa, é certo, encontrei um ou outro muito tímido anúncio da manifestação em blogues afectos, mas deve-me ter escapado algum incentivo à participação numa grande iniciativa «unitária» como a de ontem - uma nota de pé de página no Avante! ou assim…

E se alguém conseguir explicar-me por que razão, «socialista e patriótica», se marca este desfile para três dias depois, eu fico muito agradecida.
.

19 comments:

AGRY disse...

Fui à procura das causas. Encontrei apenas isto http://www.avante.pt/pt/1976/temas/116584/! A referência a Portugal circunscreve-se ao título da noticia e à acção da CGTP. Integro aquele número de cidadãos que está sempre disponível a agir em nome da unidade das esquerdas mas...assim não.

folha seca disse...

Cara Joana Lopes
Tenho intenção de escrever ainda hoje qualquer coisa sobre o assunto.
No entanto, ontem quando parei e fui retrocendo para tentar ver a cauda do desfile, encontrei um velho amigo dos meus tempos de militante do PCP. É um quadro destacado para uma das áreas de trabalho. Neste caso a agricultura. Entre dois dedos de conversa, não dava para muito mais. A procupação que me manifestou, foi: Mas quem é que vai liderar isto? Acho que é esta a preocupação. Os "velhos" manuais do papel de vanguarda não se estão a dar com as novas realidades. Daí a precipitada convocação para 3ª Feira. Não me parece mais do que uma precipitada prova de mostrar que "estamos vivos".
Abraço

Anónimo disse...

Não apoiaram a manifestação e com esta manifestação paralela, mostraram quem são os divisionistas!

E a sua indgnação não chega para apelar à greve geral, nem ao derrube deste governo fascizante...quando não conseguem controlar as manifestações...fogem como baratas tontas...o povo vencerá!


Rui Mateus

Dédé disse...

"Unitária"? E eu a pensar que era apartidária? Pelo menos é o que querem os organizadores.
E sim, fiz apelo no blog e estive lá, como estou em todas que sejam contra o que nos estão a fazer?
E a Joana Lopes vai à de 3ª feira?

Joana Lopes disse...

Dédé, não sei se reparou que «unitária» está entre aspas - não é por acaso. E a apalavra não se aplica apenas a conjuntos de partidos.

Joana Lopes disse...

E não, não irei na 3ªf: já nem me lembro se fui alguma vez a uma reunião convocada por um só partido, penso que não. Mas não falto às da CGTP.

mjm disse...

um erro crasso do PCP...assim não vou à de 3º feira!
Estive na de 15 de Outubro...levo 37 anos de manifs...

Anónimo disse...

assim de repente deve ter a ver com a apresentação do novo orçamento de estado, mas isto devo ser só eu a ver.

e já agora quanto tempo é que é preciso de distancia para deixar de ser uma manifestação paralela?

sinceramente não consigo perceber: na manifestação, mesmo sem rodapé no avante!, não faltaram simpatizantes e militantes do PCP, manifestaram-se como os restantes e não fizeram nenhum aproveitamento politico. num momento que se quer de crescente contestação a estas politicas, a organização regional de Lisboa do PCP convoca um desfile para 5 dias depois da intervenção do Passos e 3 do 15 de Outubro.

Onde está afinal o problema? Qual é o espanto?

Joana Lopes disse...

Caro anónimo,
Haveria algum problema se o PCP tivesse anunciado / incentivado à participação na manif. de ontem? Consideraria aproveitamento político? Não o faz sempre em relação a todas as que a CGTP organiza? Acha mal? Eu não.

Jorge Nascimento Fernandes disse...

O PCP não só não apelou aos seus militantes para participarem na manifestação do dia 15. Como, já foi provado num comentário neste post, não deu qualquer notícia da mesma, mas, mais grave ainda, contribuiu para que os seus quadros “junto classe operária e dos trabalhadores” não participassem, ao convocar uma reunião dos mesmos para a casa do Alentejo, no mesmo dia, das 10,30 ás 18,00 h. Esta convocatória, mereceu bastante destaque na última página do Avante da última quinta-feira.

A.Silva disse...

Decididamente, parece haver quem procure todas as ocasiões para atacar o PCP.

Parece que o facto de haver comunistas em blogs que apelam à participação na manif de 15 de Outubro não quer dizer nada, o facto dos deputados Bruno Dias e Miguel Tiago lá terem estado, não quer dizer nada e já agora o facto de eu lá ter estado e apelado à participação, não quer dizer nada!

O que era necessário era uma declaração pública do Jerónimo ou do CC a apelar à manif, mas ai a Joana Lopes e outros, como o reacionário do msp, descobririam outra qualquer razão para atacar o PC, porque há quem veja nos comunistas o objectivo a abater.

Só se esquecem de uma coisa, em Portugal que tem combatido com coerência, perseverança e mais grave (para eles), organizadamente, contra as politicas que conduziram a este estado foi o PCP e se calhar é isso que os incomoda!

A.Silva disse...

E já agora Joana, amanhã vais lá estar?

A.Silva disse...

E já agora o facto do Carvalho da Silva lá ter estado já não quer dizer nada?

Joana Lopes disse...

A.Silva, apesar de me tratar por tu não deve conhecer-me (ou inventou um novo pseudónimo?) ou não alinharia o conjunto de frases que aqui me deixa.
De resto: acha normal o que o Jorge Nascimento Fernandes indicou num comentário aqui mais acima?
Quanto à sua pergunta final, já respondi a outro comentador.

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Obrigado Joana. Mas este senhor não percebe o que se escreve. Até ontem contive-me para não dizer nada sobre o que se estava a passar com o PCP em relação à manifestação, mas depois de saber o que diziam alguns militantes mais próximos da direcção: para não se ir à manifestação porque as pessoas não estavam a perceber qual os seus objectivos, que era desviar os trabalhadores da verdadeira luta, resolvi, porque leio todas as semanas o Avante, escrever o comentário acima, que é factual. Não houve apelo, não houve notícia e convocou-se os quadros para uma reunião no mesmo dia e à mesma hora. Isto não é atacar o PCP, mas não tolerar o seu sectarismo.

Joana Lopes disse...

Obrigada eu, Jorge. Fui ver o Avante! e a notícia está aqui.
Este senhor A.Silva diz que apelou à manifestação mas deve ter sido lá em casa dele porque não deixa link. (Ou esqueceu-se, uma vez mais, de que inventou um pseudónimo?)

A. Silva disse...

Joana não tenho o prazer de te conhecer a não ser da net, a minha forma de tratamento tem a ver com a ideia que faço das pessoas e da sua maior ou menor proximidade, a mim, nas ideias e na idade.

Em relação ao que o Jorge Nascimento Fernandes diz, para mim é mais um exemplo de uma pessoa para quem todos os pretextos servem para atacar o PCP.

A noticia a que ele se refere, em termos de mancha ocupa 1/5 da última página do Avante no canto inferior direito, sem imagem ou destaque pelo tamanho ou cor do titulo, e refere-se a uma reunião de QUADROS a nível NACIONAL, sobre o trabalho do partido nas empresas. Não sei se sabes, mas uma reunião de quadros tem carácter restrito e sendo de âmbito nacional, tem de ser convocada com alguma antecedência, o que no caso do PCP significa meses (não sendo urgente).

Compreendo que haja quem, da experiência partidária, só tenha a prática de organizações onde as decisões (democráticas??) não passam pela necessidade de constante auscultação do colectivo partidário, mas no PC não é assim e quem lá milita sabe o quanto às vezes é complicado agendar uma reunião.

A.Silva disse...

Joana, para quem se der ao trabalho de seguir o link que colocas para a noticia do Avante na net (seria bom que “desse” uma vista de olhos pelo jornal escrito, pois é desse que o senhor Jorge fala), vai reparar que para o dia 18 (terça-feira) o PCP tem agendado na região de Lisboa as seguintes reuniões:

- Terça-feira, 18, Lisboa, às 14h30, da Célula do CT Vitória e da CTS, no CT Vitória; às 19h00, do Sector das Comunicações, Água e Energia (SCAE), no CT Vitória, e do subsector dos Juristas/Advogados, também no CT Vitória; às 18h30, das freguesias da Baixa – Mouraria, no CT Vitória. Oeiras, às 16h30, da Célula da Câmara Municipal de Oeiras/SMAS, no CT de Paço de Arcos. Loures, às 18h00, da Célula da CM de Loures/SMAS, no CT de Loures.

Será que estamos perante um sinal, claro, de divisão interna, com uns a boicotar o trabalho dos outros, ou será só um caso de um partido com intensa actividade partidária e colectiva?

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Ao senhor Silva
Engana-se, tenho mais de trinta e cinco anos de militância no PCP e alguns deles antes do 25 de Abril. Por isso conheço bem as regras da casa. Como sabe há já bastante tempo que a manifestação do dia 15 de Outubro estava marcada e não me lembro de marcações de reuniões nacionais que fossem agendadas com meses de antecedência. A relevância da notícia, cada um dá-lhe a que quer, mas uma na última página, mesmo que seja de 1/5, eu diria mais de 1/4, é significativa. Por outro lado, esta a notícia já se arrastava alguns números atrás, ai já não me recordo o espaço lhe era dedicado. Mas que teve realce é um facto indesmentível.
Mas se quer desvalorizar a convocatória da reunião pode fazê-lo à vontade. Mas, já agora, que refere as múltiplas reuniões que estão marcada para a mesma hora da manifestação do PCP eu lembro-lhe como estas coisas se fazem. Envia-se para o Avante um calendário com reuniões e este publica-as, mas depois, se há última da hora, o responsável pensa que é mais importante os camaradas estarem na manifestação, também a desconvocam rapidamente e os orientam para a mesma.
Mas, o mais importante de tudo isto, é que nem o PCP convocou os seus militantes a participarem na manifestação, como fez o Bloco de Esquerda, nem deu no Avante a mais pequena notícia sobre a sua realização. Mas, o que mais me indignou foi saber que quadros do PCP, e não vou citar nomes porque não sou denunciante, comentaram negativamente a participação na manifestação nos termos já por mim referidos em comentário anterior.
Presumo que o senhor não me conhece, mas há já bastante tempo que parei os comentários negativos em relação às actuais orientações do PCP. Mas como tenho um blog, pensei até colocar lá um post sobre este tema, tal a indignação que o assunto me causou, no entanto, contive-me e utilizei, talvez abusivamente, este espaço da Joana Lopes para denunciar esta actividade fraccionária da direcção do PCP, mais do que alguns dos seus militantes que perceberam a importância do significado da manifestação do dia 15 de Outubro.