9.11.11

Economia e feminismos


Rua da Cozinha Económica, Bloco D, Espaços M e N, Alcântara
1700-300 Lisboa

Necessário efectuar inscrição, para o mail umar.sede@gmail.com, até 2 dias antes do curso, para obter materiais e garantir lugar.

Programa

9h30 - Recepção das participantes e entrega dos materiais;
10h - Apresentação do curso e dos seus objectivos - Lídia Fernandes (UMAR)

10h15/13h 1º Painel
Moderação: Anne Marie Delettrez (UMAR)
Ana Costa (ISCTE-IUL; Dinâmia) - “O mercado revisitado: uma leitura institucionalista”
Lina Coelho (FEUC; CES) - “Os homens, nos estados ou nos mercados, só fazem desaguisados! Reflexões feministas para a travessia da crise”
Sara Falcão Casaca (ISEG; SOCIUS) - “As mulheres e a crise do emprego”

13h/14h – Almoço

14h/17h - 2º Painel
Moderação: Magda Alves (UMAR)
Heloísa Perista (CESIS) – “Trabalho não pago e usos do tempo de mulheres e de homens - uma ‘questão da economia?'”
Maria da Paz Campos Lima (ISCTE-IUL)
Joana Lopes (Portugal Uncut) - “Anti-austeritarismo em tempo de crise”
Ana Bela Dinis (CGTP)

17h30 - Conclusões: Helena Neves (UMAR)

Introdução
Ao longo dos últimos anos, vimos a economia dominar os discursos e a agenda política nacional, europeia e, em grande medida, internacional. Sabemos há muito que a economia afecta decisivamente as nossa vidas, mas nem sempre sabemos como (re)pensá-la e entendê-la.
Como traduzir os grandes chavões do economês na nossa vida concreta, distinguir a dimensão financeira da dimensão económica, o rigor da austeridade, ou as escolhas políticas da “inevitavilidade”? Articular o bem comum e a escolha individual são questões que muitas vezes se colocam na nossa intervenção feminista em diferentes campos da nossa vida. Face à gravidade da situação que se vive hoje, e uma onda austeritária que pressiona a precarização da vida e ameaça direitos sociais e civilizacionais, temos sentido a necessidade de articular as questões da economia e procurar construir e afirmar uma agenda feminista para os tempos que vivemos.
Com este curso, pretende-se assim abordar diferentes aspectos relacionados com economia, como ela está presente na vida de todos e todas nós e de que modos ela afecta particularmente as mulheres. Queremos com ele pensar, sob a lente dos feminismos, os sistemas capitalistas nos quais vivemos, as suas relações de produção e de poderes, e dotar-nos de ferramentas teóricas e de intervenção para aprofundar o nosso trabalho na construção de um outro modelo de sociedade. As diferentes dimensões do trabalho, da sua (re)conciliação com a vida familiar e pessoal, da pobreza ou do sindicalismo encontram-se relacionadas e serão por isso também elas objecto de reflexão e discussão neste curso.
De que modo(s) podemos – e devemos - em tempos de crise e de austeridade construir uma agenda feminista que se integre num processo mais amplo de transformação social?
.

0 comments: