28.1.12

Grécia: dias decisivos e no pior sentido


Ontem ainda havia quem não quisesse acreditar que a Grécia estava achegar ao «fim da linha». Mas parece que se confirma que este está pelo menos muito mais próximo.

Serão impostas duas condições para que o Eurogupo dê luz verde ao novo pacote de resgate:

«A primeira é que os rendimentos do estado grego dêem total prioridade ao pagamento futuro do serviço da dívida» e que só o que resta possa «ser usado para financiar os gastos primários». Tem-se a noção do que isto implica? 

«A segunda que o parlamento grego transfira a soberania sobre o orçamento do país» para o nível europeu, onde um comissário nomeado pelo Eurogrupo terá «poderes para vetar decisões e assegurar que é cumprida a prioridade estabelecida na primeira condição».

Para os especialistas, fica a análise detalhada de todas as implicações. Para nós, a indignação e a reacção possíveis. E a resistência também, porque seremos, mais do que provavelmente, os senhores que se seguem e que já se encontram na fila de espera.

Fonte

P.S. - Grécia recusa ceder soberania orçamental
.

2 comments:

fec disse...

O que eu sei enquanto contribuinte é que queria que a Madeira pagasse aquilo que deve ao Continente. E gostaria que uma agência qualquer me dissesse que estava a emprestar a caloteiros para votar num partido que dissesse que não emprestaria dinheiro dos contribuintes aos caloteiros.

Por uma razão muito simples: se o nosso dinheiro de contribuintes do continente não fosse para o forrobodó do gungunhana, esse nosso dinheiro dos contribuintes poderia servir para diminuir as desigualdades e não para alimentar obras e festas de uma oligarquia despesista e populista.

E é por essa mesma razão que acho que ele deve pagar-nos tudo o que nos deve.

Se o raciocínio se pode aplicar por analogia à Europa o problema não é meu.

Rhumor disse...

o que é mais alarmante é o desenvolvimento que está noticia teve nos noticiários do dia e do dia seguinte, nenhum, isto devia ter sido a notícia de abertura abertura, mas nem uma pequena menção.

A única maneira de reagir a isto é mesmo com humor:Vamos lá a ver se eu percebi bem que isto até custa a acreditar portanto a Grécia precisa do dinheiro e depressa senão aquilo acaba de se afundar de vez, portanto e já a desesperar por ele á mais de um ano, no Verão passado as chefes alemãs cá do sitio lá disseram, " nós vamos ver se arranjamos qualquer coisita" entretanto já vamos em Janeiro e nada, e a Grécia que esta a chegar mesmo ao fundo, continua em desespero, senão quando lhe dizem " nós damos-te a massa, mas com algumas condições, olha por exemplo a partir de agora quem manda aqui nisto tudo somos nós, ouvistes, não gastas nem recebes nada sem que nós saibamos, e já agora sempre que tiveres massa, e olha que nós sabemos tudo, é toda para nós e para nós pagares as dividas, depois se sobrar alguma coisa (sorriso irónico), podes ficar com ela para comeres qualquer coisa que nós também não somos nenhuns animais."