21.1.12

Na semana em que o Álvaro «venceu»


Muito mais preocupante do que os problemas de Cavaco com o dinheiro que não terá para pagar as contas da mercearia, é o facto de este pobre país estar nas mãos de ministros como Álvaro Santos Pereira, que averbou esta semana uma «vitória» com a assinatura da chamado acordo de concertação social. Os dirigentes e comentadores afectos ao regime não perderam a ocasião de o sublinhar e prevêem-lhe um futuro próspero, passado que estará o seu período de adaptação à realidade nacional.

Por essa razão e por muitas outras, é bom que, crua, duramente e em discurso directo, sejam sublinhadas algumas realidades, como o faz Miguel Sousa Tavares no Expresso de hoje (sem link).

«O seu pacto, Álvaro, assenta em duas verdades que você conhece por ouvir dizer: que os trabalhadores portugueses são todos descartáveis e que as nossas empresas só serão competitivas se puderem pagar-lhes o mínimo, explorá-los o máximo e despedi-los à vontade. (…) Você que tanto quis castigar os maus trabalhadores, não lhe ocorreu um parágrafo sobre os empresários desonestos e irresponsáveis. (…)

Tenho pena de si, Álvaro. Acha que os empresários lhe vão agradecer? Desiluda-se: os bons não precisam do seu pacto nem acreditam nele e os maus vão exigir o que falta: um fisco como na Holanda, horários de trabalho como na China, obras públicas como sempre. Em troca, e se você não fugir de volta para o Canadá depois desta aventura pátria, terão um lugar à sua espera – lá, onde sempre se fazem grandes negócios a coberto das incertezas do risco e da competição e ao abrigo de todos os governos. Mas, entretanto, Álvaro, você iniciou uma guerra civil e há duas coisas que eu não sei: se a vai ganhar e se merece ganhá-la.»

Álvaro Santos Pereira não é só um pouco tonto, é também perigoso. E Vítor Gaspara ainda mais.
.

3 comments:

meirelesportuense disse...

Eu vejo o Àlvaro Santos Pereira um pouco ao estilo do Pincha-Pincha Malaquias da minha infância, um tótó com a mania das grandezas, viram como ele transportava "alegre e contente" a pasta nova para a reunião da vida dele, como se fosse um betinho que vai todo pimpão para o primeiro dia de aulas?...E a UGT da Traição ali ao virar da esquina para lhe levantar os tacões!

Anónimo disse...

Tenho um medo terrível dos gajos com cara de anjinho...

Simão Gamito

meirelesportuense disse...

E eu temo igualmente muito os anjinhos com cara de gajos...Porque não são nem uma coisa nem outra e só nos lixam!...Estou sempre a rever aquele "moço.saltitão" que ia tão contente fazer uma reunião da Concertação Social com o João Proença, o tal que só lá ficou porque a CGTP lhe pediu para "já que vais ficar, tenta perder por poucos"...Só que aquilo deu em goleada e agora, a culpa foi de quem saiu ao intervalo!