26.2.12

Não é o paraíso, mas…


Algum tempo de praia no meio de muitos dias de viagem é não só excelente como aconselhável para retemperar o físico e alimentar a alma. Sobretudo se isso se passa numa ilha como Penang, com um belo clima tropical, no único dia em que (até ver…) não trovejou nem caiu a tradicional chuvada de meia hora e onde a água o mar está à temperatura… do duche. Simplesmente magnífico!

Mas, antes dos mergulhos, dei uma grande volta por esta ilha com cerca de um milhão de habitantes, densamente urbanizada (mas também muito arborizada…), com indústrias bem estabelecidas, pólo turístico por excelência. Penang é um dos estados mais desenvolvidos da Malásia, com uma população heterogénea em termos de etnicidade e de religião, embora com uma forte predominância islâmica (muitas, muitas burqas, negras, negríssimas, um pouco por toda a parte…).

As infra-estruturas turísticas já são boas e tendem certamente a melhorar. (É que este lado do mundo não está em crise!) Ou muito me engano ou, dentro de pouco tempo, saberemos que paletes de ocidentais desembarcam aqui em férias, para mal de vários Allgarves minúsculos, desarrumados e … caríssimos!



.

0 comments: