25.4.12

25 de Abril - Quando a PIDE atirou a matar



Por volta das 21:20, a partir das janelas da sede da PIDE, hoje transformada no condomínio de luxo Paço do Duque, os pides abriram fogo indiscriminado, do qual resultaram 4 mortes e 45 feridos que foram socorridos pela Cruz Vermelha e encaminhados para o Hospital S. José e Hospital Militar.

(O som é do Rádio Clube Português.)


.

5 comments:

o castendo disse...

E feriu vários.
O mais conhecido foi o artista Fernando Pereira, então jovem adolescente da Veiga Beirão, atingido num braço.
E que, pasme-se, passou a noite de 25 para 26 de Abril de 1974 nos calabouços do Governo Civil...

luis reis disse...

É sempre bom recordar.
Seria interessante saber como è que se autorizou aquele espaço e chegar a condominio de luxo???
Foi a direita,foi a "reáção".ão,ão????Não foi não!
Foram os "revolucionários", o PCP os "socialistas", e outros tretas, que andaram a assobiar pró lado, a brincar...inclusive a famosa "A. 25 DE ABRIL".Quem foi o "arquitecto" do "espaço"? O que fizeram ao ALZUBE? Centro para drogados!!QUE presidentes de camara, fizeram vista grossa a tudo isto ? OLá Jorguinho, olá Soares.
Neste país a MEMÓRIA é muito desinteressante e seletiva, é um guardanapo, ao qual tanto se pode limpar as beiçolas, com o olho do cu.Depende.

Joana Lopes disse...

Luís,
A história do edifício da AMCardoso é longa e complexa e encontrará alguns elementos sobre a mesma no blogue «Caminhos da Memória».
Quanto ao Aljube: sabe certamente que passou para a alçada da CML, que lá esteve presente durante vários meses a exposição «A Voz das Vítimas» e que se destina a futuras instalações do Museu da Resistência.

luis reis disse...

Sei a Histórinha toda...
Assim como há anos sabia,que aquilo virava C. de LUXO1Como?
Simples. Conheci a realidade Alemã e a sua luta pela memória histórica, e a sua "luta" pela perservação desta.
já na altura se assistia a debates e enormes discussões como preservar,C.de Concentração, Prisões ( Berlim/Plotzensse),Museu Judaico,etç,etc..,os professores, esses eram/são obrigados a levar os alunos a esses locais, os jovens militares...quanta diferença.
Cá no burgo?Nã senhor!!A resistência é minha !!!Eu é que vou á TV,porque escrevi um livrinho sobre um PIDE!Que vergonha!Não apaguem a memória?O tempo que durou, foi só rir. Tudo ao estalo. Vai uma aposta que Peniche vai "virar" POUSADA DE LUXO??Até os "manequins",vão ser vendidos.Veremos...

Maria Baeta disse...

Se a minha memória não está completamente falida, esta reportagem não se refere à manif onde foram assassinados e feridos os populares que no fim da tarde de 25 de Abril de 1974 foram de mãos vazias à pide/dgs) manifestarem-se contra esta. Não estava lá nenhum militar. Após as rajadas do assassino contra a população ali concentrada que fez logo mortos e feridos (entre eles o jornalista Adriano de Carvalho) é que alguns manifestantes foram ao Carmo, onde estava estacionado um chamite, procurar ajuda.
Foi a partir deste momento que os militares se organizaram e cercaram as instalações da famigerada polícia política, tendo ao fim de 24 ou mais horas conseguido a rendição. Durante todo o tempo em que esteve cercada, a população, em grande número, apoiava intensamente os esforços dos militares. Esta reportagem deve ter sido durante o tempo do cerco.