29.5.12

Os gregos vivem bem sem a «simpatia» que o FMI tem pelo Níger



«Niger was a victim of the IMF's now infamous Structural Adjustment Programme from 1982 and remains under an IMF programme to this day. As in Greece, the IMF loaned money to Niger to bail out Niger's creditors. (…) 

To pretend that the IMF operated in a somehow kinder way towards Niger than it is doing in Greece stands up to no scrutiny whatever. The IMF's policies cannot assist countries in crisis. Greece can learn from this – and has little to gain from Lagarde's "sympathy".» 

Ler em The Guardian: Greece can do without the 'sympathy' the IMF has shown Niger

2 comments:

voz a 0 db disse...

Sra. Joana... O FMI é nosso Amigo... e do peito!

É graças a ele que ainda não declaramos a Bancarrota (oficialmente), e é igualmente graças ao FMI que os Pobres e Remediados ainda têm dinheiro para ir comprar, sem promoções, comida para oferecerem aos outros Pobres e Remediados!

Sem a ajuda do FMI já nem dinheiro tínhamos para ajudarmos no escoamento de stocks que ocorreu no fim-de-semana passado!

No Níger correu mal.. paciência! Haverá decerto muitos exemplos de países, dos quais o FMI é Amigo, que comprovam que o Níger foi um acidente de percurso!

Felizmente que aqui ao lado o Santander Totta está na calha para ruir (apenas tem 800.000 milhões euros em dívidas!) e lá para o Outono pode ser que ruindo, desapareça também a minha divida para com o Totta! Isto é que era...

Porto Santo disse...

O que Christine Lagarde não menciona é que, tal como na Grécia, as políticas terroristas e fascistas que o FMI impôs na Nigéria tiveram efeitos devastadores sobre a principal actividade produtiva e económica do povo nigeriano – a agricultura - e representaram uma pilhagem sem precedentes das suas riquezas naturais, nomeadamente o petróleo e os diamantes, fazendo aumentar os montantes da dívida, ao invés de a reduzir como era prometido, fazendo disparar os índices de miséria e fome.

Mesmo depois de terem passado 10 anos sobre a decisão de cancelar a dívida da Nigéria, um relatório vindo a lume na semana passada, denuncia que os níveis de endividamento naquele país, devido à contínua aplicação das políticas e do modelo de ajuda praticadas pelo FMI, arriscam-se a alcançar, muito em breve, os que conheceu antes do perdão da supracitada dívida.

http://lutapopularonline.org/index.php/pais/104-politica-geral/243-fmi-com-amigos-destes-quem-precisa-de-inimigos