11.6.12

Economia vudu



A propósito da «ajuda» à Espanha, Joseph Stiglitz usa uma excelente imagem que bem se pode aplicar a outras situações:  

«Se o governo espanhol resgata os bancos e a banca resgata o governo, o sistema converte-se numa economia vudu. Não está a funcionar e não funcionará.» 

«El rescate podría engordar en un 10% la deuda pública, lo que podría complicar al Gobierno colocar bonos a un precio razonable en los mercados financieros y como consecuencia, podría verse obligado a pedir ayuda a las mismas entidades financieras a las que ahora está ayudando, una situación en la que el país, además, está sometido a las duras condiciones de ajuste del déficit impuestas por el pacto fiscal.» 

(Fonte)

1 comments:

Dias disse...

Parece-me óbvia a leitura que J. Stiglitz faz sobre o assunto.

Entretanto um porta-voz da CE, ou lá o que é, já veio dizer que “ a situação da Espanha não é a mesma que a da Grécia, Portugal e Irlanda”. É à vontade do freguês!
Por sinal, o senhor Salgado do BES também já veio opinar dizendo que “acha que a crise da Espanha é sobretudo bancária…”, tentando subentender que já em Portugal, será essencialmente do Estado. Enfim, fala como se fosse um profundo conhecedor da situação espanhola, qual mosca infiltrada a sobrevoar os meandros da banca espanhola.
Quanto aos feitores locais, é o habitual beijinho na Merkel…